A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES SOBRE AS TIC EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARACAJU

Marilia Gabriele Melo dos Santos, Jose Gomes da Silva, Ronaldo Nunes Linhares

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções
dos gestores sobre o uso de Tecnologia
Informação e Comunicação (TIC) nas escolas municipais
de Aracaju. Para inserção das TIC é preciso
uma formação contextualizada dos profissionais
que fazem parte da escola, sendo aptos a reconhecer
possíveis problemas e as necessidades ao
uso, intensificando o papel do gestor escolar na
incorporação das TIC. O estudo baseia-se em uma
abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos,
utilizou-se estudo de caso múltiplo. Também foram
utilizadas entrevistas semiestruturadas como
instrumento de coleta de dados aplicado com os
seis gestores da Rede Municipal de Aracaju. Os dados
das entrevistas foram analisados e organizados
segundo ao método de análise de conteúdo de
Bardin (2011). Observamos a presença de consideráveis
dificuldades dos gestores na gestão das TIC
nas escolas rede municipal de Aracaju.

Palavras-chave


Managers. TIC. Percepção. Escola.

Texto completo:

PDF