INCHAMENTO DE ARGILAS, DEFORMAÇÃO E SOLUBILIZAÇÃO DE SAIS: UM CONTEXTO DA SUA OCORRÊNCIA

Autores

  • Isabela Ramos Soares Pós-Graduada em Engenharia de Poço de Petróleo e Gás na Universidade Tiradentes – UNIT; Graduada em Geologia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.
  • Cláudio Borba Doutor em Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professor assistente da Universidade Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Rochas Argilosas. Solubilização de Sais. Fluido de Perfuração.

Resumo

A estabilidade das paredes dos poços de petróleo durante a perfuração é de grande importância para a segurança e sucesso desses poços. As rochas sedimentares argilosas, constituídas por argilominerais, estão presentes na grande maioria dos poços e agem como rocha selante. Esses argilominerais são bastante susceptíveis ao inchamento quando em contato com fluidos mais simples, como a base de água. Acidentes na perfuração, como desmoronamento, prisão de coluna, aumento do diâmetro do poço e até a perda do poço, dentre outros, também podem ser ocasionados pela deformação e solubilização de sais. Com a descoberta dos reservatórios pré-sal os estudos relacionados às camadas salinas para evitar reações químicas e físicas foram aprofundados. Duas visões distintas acerca da estabilidade dos poços de petróleo são mais evidenciadas: mecânica das rochas e aspecto químico ou de interação fluido-rocha. O presente trabalho faz uma abordagem de como ocorrem tais fenômenos durante a perfuração de poços de petróleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Soares, I. R., & Borba, C. (2017). INCHAMENTO DE ARGILAS, DEFORMAÇÃO E SOLUBILIZAÇÃO DE SAIS: UM CONTEXTO DA SUA OCORRÊNCIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(1), 31. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5071

Edição

Seção

Artigos