A FORMAÇÃO EM LIBRAS NO BRASIL NA ATUALIDADE

Autores

  • Patrícia Modesto Matos Pós-graduanda em Psicopedagogia e Educação Inclusiva pela Universidade Tiradentes (2016). Graduação em Psicologia pela Unit (2014). Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Paripiranga/BA. Psicóloga voluntária no Projeto Reca em Simão Dias/SE.
  • Kathia Cilene Santos Nascimento

Palavras-chave:

Libras, legislação, graduação, pós-graduação.

Resumo

Este estudo aborda a formação em Libras na atualidade, aborda seu processo histórico, desde a Europa até o Brasil e enfatiza as conquistas sociais através da legislação vigente que garante o direito do surdo em nosso país, especificamente na educação. Objetivou–se realizar um panorama sobre a quantidade de cursos ofertados em Libras nas Instituições de Ensino Superior (IES). Além de apresentar as legislações vigentes que fomentam a Libras no Brasil; Caracterizar a importância do Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais) no exercício das funções de professor, de instrutor, de intérprete e tradutor de Libras, principalmente no contexto educacional. A metodologia adotada para a realização deste estudo foi uma coleta de dados com base no método quantitativo associada a uma revisão bibliográfica. Diante do exposto, esse estudo pretende, através de diferentes autores e baseado na legislação brasileira, expor a formação em Libras no Brasil na atualidade, seja na graduação ou na pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Matos, P. M., & Nascimento, K. C. S. (2017). A FORMAÇÃO EM LIBRAS NO BRASIL NA ATUALIDADE. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 79. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4372

Edição

Seção

Artigos