INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E DIFICULDADES DO IDOSO NA INFORMÁTICA

Autores

  • Rodrigo José Vieira Febrônio 1. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE e Especialista em Gestão de Infraestrutura de Redes.

Palavras-chave:

Inclusão Digital. Educação. Informática. Terceira Idade

Resumo

A Inclusão digital das pessoas acima dos 60 anos ainda está longe de atingir níveis satisfatórios de aprendizagem, pois tem se apresentado na sociedade diversas estruturaras de invisibilidade dos idosos, a problemática da inclusão digital, no caso desse estudo gira em torno do ensino da informática e seu processo de aprendizagem e dificuldade do idoso, no Projeto de Inclusão Digital para Idosos da Universidade Tiradentes – Campus Estância, alinhado com os alunos do projeto Estância Ativa – da Secretaria de Saúde do município de Estância. As pessoas da terceira idade aprendem Informática – como entrar na era digital, para se comunicarem de acordo com a visão do mundo da informação, mas com suas visões de mundo e experiência. O Principal problema é a dificuldade que os idosos têm em aprender e utilizar o computador e equipamentos eletrônicos inovadores, o principal objetivo do presente artigo foi buscar conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte do projeto de inclusão digital da Universidade Tiradentes Campus Estância. Em fim procuramos compreender como vem se desenvolvendo o processo de ensino/aprendizagem para esses alunos que se apresenta com limitações digitais, buscamos contribuir com uma verdadeira inclusão digital. Para a realização de tal estudo recorremos a instrumentos metodológicos de pesquisa bibliografia e empírica, indo em “lócus” nos espaço da Universidade Tiradentes – Campus Estância, a pesquisa veio revelar quão grande é a dificuldade dos idosos para a efetivação da educação inclusiva digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Febrônio, R. J. V. (2017). INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E DIFICULDADES DO IDOSO NA INFORMÁTICA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 51. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4369

Edição

Seção

Artigos