O BRINQUEDISTA: UM TÉCNICO EM BRINQUEDOTECAS NA CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Autores

  • Ana Valéria Lopes Correa Costa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar

a fun..o do brinquedista na Brinquedoteca

da cl.nica de Psicologia como mediador crian.as/

brinquedo, respeitando o brincar livre neste espa.o.

Embora evidente que o Brinquedista n.o .

obrigatoriamente um psic.logo, foi considerado

necess.rio um curso de extens.o, idealizado por

uma professora do curso de Psicologia da Universidade

Tiradentes-SE, para a compreens.o da

din.mica da Brinquedoteca, principalmente na

cl.nica de Psicologia, al.m de percep..o de que

este espa.o n.o . um setting terap.utico e que o

profissional brinquedista, em sua forma..o e atua..o,

n.o se confunde com a fun..o de um psicoterapeuta

infantil. Para tal, como metodologia foi

realizado revis.o bibliogr.fica, descrevendo a hist.ria

da Brinquedoteca e seus diversos tipos, bem

como a fun..o do Brinquedista neste ambiente.

Busca-se nesta oportunidade considerar que,

mesmo com a proposta do brincar livre, existem

regras que est.o nele subentendidas, e para adequ.-

lo ao contexto da Cl.nica de Psicologia se fez

necess.ria a apresenta..o de um contrato verbal

para os seus frequentadores. A Discuss.o aborda

quest.es que foram problematizadas e algumas

tentativas de compreend.-las e/ou respond.-las,

proporcionando, ent.o, certo aprofundamento a

respeito do tema, com destaque para elementos

que a literatura apresenta como essenciais neste

campo de conhecimento e de a..o.

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Publicado

2016-02-27

Como Citar

Costa, A. V. L. C. (2016). O BRINQUEDISTA: UM TÉCNICO EM BRINQUEDOTECAS NA CLÍNICA DE PSICOLOGIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(1), 67–74. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/2992

Edição

Seção

Artigos