Perfil epidemiológico das hepatites virais no município de Aracaju/SE, 2007 a 2011

Autores

  • Elizabelle Aparecida Melo Rocha Universidade Tiradentes
  • Simone Alves Garcez Guedes Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Hepatite Viral, Saúde Pública, Gestão

Resumo

Este artigo trata de estudo desenvolvido a partir de dados, referentes aos anos de 2007 a 2010, extraídos do SINAN (Sistema de Informação de Agravos Notificados) que busca sistematizar o conhecimento sobre a ocorrência de hepatites virais no Município de Aracaju.  Num primeiro passo, é apresentada uma revisão das Hepatites A, B e C, as mais freqüentes no nosso país. Sendo a Hepatite B doença grave que representa importante problema de saúde pública no mundo, estima-se que cerca de 300 milhões de indivíduos, em todo o mundo sejam portadores crônicos do vírus da hepatite B (VHB) e que 2 milhões morrem anualmente, vítimas dessa enfermidade. O diagnóstico das Hepatites Virais é feito com base nos exames físico e de sangue, de acordo com dados extraídos do SINAN 100% dos infectados por Hepatites Virais foi por transfusão sangüínea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves Garcez Guedes, Universidade Tiradentes

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal de Sergipe (1990) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2008). Atualmente é professora assistente I da Universidade Tiradentes (UNIT) e está na Coordenação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Tiradentesda (UNIT). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saude da família, satisfação do trabalhador e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2012-10-03

Como Citar

Rocha, E. A. M., & Guedes, S. A. G. (2012). Perfil epidemiológico das hepatites virais no município de Aracaju/SE, 2007 a 2011. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 1(1), 33–39. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/292

Edição

Seção

Artigos