A CRISE AMBIENTAL NO ÂMBITO INTERNACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO SOCIAL CAPITALISTA

Autores

  • Juliana Vargas Palar Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Beatriz Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Thomaz Delgado de David Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p25-38

Palavras-chave:

capitalismo, crise ambiental internacional, marxismo, natureza.

Resumo

O modo de produção capitalista enquadrou o intercâmbio material entre o ser humano e a natureza na busca pelo lucro. Todavia, os antagonismos insuperáveis entre a natureza e o capital suscitam uma crise ambiental. Diante dessa circunstância, o sistema se rearticula estruturalmente, ao passo em que distribui territorialmente os efeitos da crise ecológica em nível transfonteiriço. Em face dessa dinâmica, indaga-se: de que forma o referencial teórico marxista contribui para a compreensão do caráter internacional da crise ambiental? Com o intuito de compreender os mecanismos que engendram e sustentam a crise ambiental como um fenômeno internacional, emprega-se o método materialista histórico-dialético e uma abordagem interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Vargas Palar, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Núcleo de Direito, Marxismo e Meio ambiente (NUDMARX) dessa instituição. Bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

Maria Beatriz Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito ambiental pela Université de Limoges (França). Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Núcleo de Direito, Marxismo e Meio ambiente(NUDMARX) dessa instituição.

Thomaz Delgado de David, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN) e do Curso de Ciências Sociais (bacharelado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisador do Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NUDMARX) dessa instituição. Bolsista de iniciação científica pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) da UFSM.

Downloads

Publicado

2019-04-27

Como Citar

Vargas Palar, J., Oliveira da Silva, M. B., & Delgado de David, T. (2019). A CRISE AMBIENTAL NO ÂMBITO INTERNACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO SOCIAL CAPITALISTA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(1), 25–38. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p25-38

Edição

Seção

Artigos