REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto “Teste da Orelhinha em Irati e Região”

Autores

  • Karla Nadal Universidade Estadual do Centro Oeste Mestre pela Universidade do Vale do Itajaí
  • Paulo Rogério Melo de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Cristiana Magni Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) http://orcid.org/0000-0001-5412-8411
  • Marcos Roberto Kuhl Departamento de Ciências Contábeis e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p9-24

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Extensão Universitária, Triagem auditiva.

Resumo

Esta pesquisa identifica os benefícios gerados pelo projeto de Extensão Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR) à comunidade local e traz reflexões sobre Extensão Universitária, a partir de suas políticas, ações e diretrizes institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa na qual se utilizou como instrumento para levantamento dos dados a aplicação de entrevista aberta semiestruturada, realizada com a comunidade atendida no projeto TOIR, professores, acadêmicos e gestores municipais de saúde. Foram empregados procedimentos metodológicos pautados em estudos descritivos e exploratórios como: levantamento bibliográfico, análise dos relatórios finais do projeto e pesquisa survey. Os resultados obtidos revelam que o principal benefício do projeto TOIR é a identificação da perda auditiva, antes de a criança completar três meses de idade, e o encaminhamento dos bebês que falham na triagem ao médico otorrinolaringologista. Verifica-se também que o projeto estabelece uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação transformadora e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Além disso, a pesquisa revela que o projeto apresenta limites quanto ao acesso sobre os resultados dos encaminhamentos realizados para avaliação otorrinolaringológica. Por fim, aponta alguns caminhos que viabilizem a melhoria na execução do projeto.

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Biografia do Autor

Karla Nadal, Universidade Estadual do Centro Oeste Mestre pela Universidade do Vale do Itajaí

Departamento administrativo da direção de campus Irati - Universidade Estadual do Centro Oeste

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Docente do Programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí

Cristiana Magni, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário

Marcos Roberto Kuhl, Departamento de Ciências Contábeis e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste

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Publicado

2019-09-04

Como Citar

Nadal, K., Oliveira, P. R. M. de, Magni, C., & Kuhl, M. R. (2019). REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto “Teste da Orelhinha em Irati e Região”. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 11–26. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p9-24

Edição

Seção

Artigos