CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO

Autores

  • Maria Estela Silva Andrade Universidade de São Paulo
  • Amanda Carolina Hora da Silva Universidade de São Paulo
  • Paula Teixeira Araújo Universidade de São Paulo
  • Rui Manoel de Bastos Vieira Universidade Federal de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80

Palavras-chave:

Gênero, Ciência, Clube de Ciências, Meninas na Ciência, Identidade

Resumo

O presente artigo visa apresentar os resultados parciais de uma aplicação realizada no grupo/projeto L.I.R.A. sobre a percepção de um grupo de meninas a respeito do papel delas na sociedade e nas ciências, bem como refletir sobre como essa percepção, tanto de si quanto do outro, afeta a construção de suas identidades. A análise dos dados foi feita através de uma metodologia qualitativa com a aplicação de um grupo focal que teve como foco o discurso das participantes sobre o tema pesquisado. Os resultados parciais demonstraram que embora as meninas apresentem interesse por ciências e por algumas de suas áreas específicas: matemática, engenharia entre outras, sofrem preconceito de gênero por parte de amigos e familiares por esses não acreditarem em sua capacidade. Logo, a discussão sobre essa tema se mostrou de grande relevância não só para os objetivos da pesquisa, mas também para incentivar as meninas a pensarem sobre essa temática e se inserirem na área científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Estela Silva Andrade, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP, bacharela em Imagem e Som pela UFSCar e roteirista. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Robótica e Astronáutica. Integrante do grupo de pesquisa Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade (INTERFACES).

Amanda Carolina Hora da Silva, Universidade de São Paulo

Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP. Professora de Ciências (Fund. II) da Rede Pública Estadual de São Paulo. Colaboradora do laboratório de Investigação em Robótica e Astronáutica. Integrante do grupo de pesquisa INTERFACES.

Paula Teixeira Araújo, Universidade de São Paulo

Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Professora de Educação Básica I pela Prefeitura municipal de Guarulhos. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Robótica e Astronáutica. Integrante do grupo de pesquisa INTERFACES

Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ciências - modalidade ensino de Física - pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador associado ao grupo de pesquisa INTERFACES.

Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor associado da EACH-USP e livre docente em Cultura Arte e Lazer pela USP. Coordenador do grupo de pesquisa INTERFACES.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Silva Andrade, M. E., Hora da Silva, A. C., Teixeira Araújo, P., de Bastos Vieira, R. M., & de Carvalho Piassi, L. P. (2019). CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 69–80. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80

Edição

Seção

Artigos