DO CATIVEIRO À PENA DO ESCRIVÃO: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NO ALTO SERTÃO DA BAHIA (CAETITÉ, 1890-1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p209-222

Palavras-chave:

Mulheres negras. Crimes sexuais. Moralização. Experiências

Resumo

Este trabalho pretende analisar experiências de mulheres negras nas primeiras décadas do século XX, tendo como cenário a região do alto sertão da Bahia, onde se localiza a cidade de Caetité. Por meio dos fragmentos de suas trajetórias contidos em processos de defloramento e estupro, torna-se possível vislumbrar aspectos da sociedade da época e ressignificar os papeis desempenhados por estes sujeitos, ainda que sob os filtros “da pena do escrivão”. Rastreia-se a presença destas personagens, muitas vezes silenciadas pela imposição de uma memória oficial, através dos relatos de jornais, literatura memorialística e principalmente, processos criminais. Marcos históricos como a abolição da escravidão e a implantação do regime republicano no Brasil tiveram repercussão no projeto das elites, sobretudo, intelectual médica e jurídica. Por sua vez, as teorias raciais criminológicas propagadas pelos intelectuais dessas áreas colocam no centro do debate a racialização das relações sociais e uma preocupação em combater as práticas costumeiras desses setores, consideradas uma ameaça para “a moral e os bons costumes”. Assim, este estudo se faz relevante por romper os silêncios da historiografia e dar visibilidade a estas mulheres pretas e pardas que, por meio de suas ações nos processos judiciais, revelam resistências aos velhos e novos padrões morais estabelecidos pelas classes dominantes, tais como a noção de “honra sexual”, trazida no bojo do Código Penal de 1890 e símbolo da tentativa de moralização da sociedade republicana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mileia Santos Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em História Social pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da rede municipal de Caetité.

Downloads

Publicado

2017-10-16

Como Citar

Almeida, M. S. (2017). DO CATIVEIRO À PENA DO ESCRIVÃO: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NO ALTO SERTÃO DA BAHIA (CAETITÉ, 1890-1940). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(2), 209–222. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p209-222

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO