DISCRIMINAÇÃO QUALIFICADA PELA COR OU RAÇA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ, REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

  • Alessandro Sobral Farias Universidade Federal do Pará
  • Silvia dos Santos de Almeida Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p111-120

Palavras-chave:

Racismo, Delegacia de crimes raciais, Boletim de ocorrência policial.

Resumo

RESUMO O objetivo desse estudo é identificar as principais características dos insultos raciais relatados nos boletins de ocorrências policiais. As técnicas de analise conteúdo e descritivas foram utilizadas para agrupar e descrever os principais termos raciais verbalizados entre os 59 relatos das vítimas registrados nos boletins de ocorrências referentes ao crime de injúria racial coletados na Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos, situada na cidade de Belém do Pará, no período entre Janeiro de 2011 a dezembro de 2015. Os resultados revelam que as mulheres negras são as mais descriminadas e associadas às categorias de animalidade, sujeira e pobreza. O estudo demonstrou que no contexto das relações interpessoais, as ameaças, brigas e xingamentos transformam-se em insultos racistas de forma consciente e naturalizado. PALAVRAS CHAVE Injúria racial; Racismo; Delegacia de crimes raciais; Boletim de ocorrência policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia dos Santos de Almeida, Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2017-10-16

Como Citar

Farias, A. S., & Almeida, S. dos S. de. (2017). DISCRIMINAÇÃO QUALIFICADA PELA COR OU RAÇA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ, REGIÃO AMAZÔNICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(2), 111–120. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p111-120

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO