ANTHONY GIDDENS E PIERRE BOURDIEU: É POSSÍVEL FALAR EM PÓS-ESTRUTURALISMO?

Autores

  • Mateus Bender Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriel Bandeira Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p59-70

Palavras-chave:

Pós-estruturalismo, Pierre Bourdieu, Anthony Giddens.

Resumo

O objetivo do artigo é debater o quadro teórico-metodológico de análise da vida social formulado por Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. Embora esses autores neguem a denominação de pós-estruturalistas, busca-se aproximar os pressupostos teóricos à vertente filosófica/sociológica, contribuindo ao debate da teoria social contemporânea. Após debater acerca da definição e conceitualização do movimento pós-estruturalista, em um segundo momento analisa-se a teoria social de Pierre Bourdieu, buscando destacar suas possíveis aproximações teóricas/filosóficas com o movimento. Posteriormente, é destacada a teoria da estruturação e a possibilidade de proximidade teórica de Anthony Giddens com a perspectiva pós-estruturalista. Conclui-se que seus elementos epistemológicos, metodológicos e teóricos estão muito mais próximos de uma perspectiva pós-estruturalista do que qualquer outra vertente do pensamento sociológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Bender, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (Pesquisador bolsista CAPES) (2015), Pós Graduado (nível especialização) em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Internacional de Curitiba (2014) e Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Membro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET e Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS. Advogado.

Gabriel Bandeira Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas e Graduado em Ciências Sociais licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Bender, M., & Coelho, G. B. (2018). ANTHONY GIDDENS E PIERRE BOURDIEU: É POSSÍVEL FALAR EM PÓS-ESTRUTURALISMO?. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 59–70. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p59-70

Edição

Seção

Artigos