MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE TRAÇO E ESTADO EM ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Fernanda Mirelly Freitas Menezes Universidade Tiradentes
  • Victor Levi Rocha Rodrigues Universidade Tiradentes
  • Livia Melo Barros Universidade Tiradentes
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe
  • Hugo Márcio Rodrigues de Almeida Universidade de Aveiro
  • Paulo Autran Leite Lima Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p93-100

Palavras-chave:

Medicina do comportamento, estudantes de enfermagem, ansiedade

Resumo

Ao estudar a ansiedade, duas vertentes podem ser utilizadas, na qual uma delas trata-se do estado emocional transitório, caracterizado por sentimentos subjetivos de tensão que podem variar em intensidade ao longo do tempo que é definida como ansiedade-estado. E a outra é referente a uma disposição pessoal, relativamente estável, a responder com ansiedade a situações estressantes e uma tendência a perceber um maior número de situações como ameaçadoras, denominada como ansiedade-traço. A pesquisa teve como objetivo mensurar os níveis de ansiedade traço e ansiedade estado em estudantes do curso de Enfermagem frente à disciplina de Anatomia Humana I. Tratou-se de um estudo quantitativo de corte transversal no qual foi aplicado o Inventário de ansiedade traço e estado (IDATE) uma semana antes da primeira avaliação da disciplina, numa Universidade particular da cidade de Aracaju (SE). Foi possível observar que a ansiedade traço foi estatisticamente significativa (p=0,02), e a ansiedade estado não (p=0,14). Quando comparados à variável eventos ocorridos, os níveis de ansiedade traço e estado foram significativos (p=0,001), no entanto, não houve alteração estatística quando relacionou-se a ansiedade traço e estado a outras diferentes variáveis. De acordo com a metodologia utilizada, pode-se concluir que a disciplina de anatomia não gerou ansiedade significativa nos discentes e que a ansiedade traço foi significativa independente das variáveis analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mirelly Freitas Menezes, Universidade Tiradentes

Acadêmica em Enfermagem

Victor Levi Rocha Rodrigues, Universidade Tiradentes

Acadêmico em Enfermagem

Livia Melo Barros, Universidade Tiradentes

Dra. Departamento de Psicologia

André Faro, Universidade Federal de Sergipe

Dr. Departamento de Psicologia

Hugo Márcio Rodrigues de Almeida, Universidade de Aveiro

Professor pesquisador da Pós-graduação de Psicologia e Matemática

Paulo Autran Leite Lima, Universidade Tiradentes

Dr. Instituto de Tecnologia e Pesquisa

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Freitas Menezes, F. M., Rocha Rodrigues, V. L., Melo Barros, L., Faro, A., Rodrigues de Almeida, H. M., & Leite Lima, P. A. (2018). MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE TRAÇO E ESTADO EM ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 93–100. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p93-100

Edição

Seção

Artigos