“ARQUIVAR A PRÓPRIA VIDA”: O ACERVO PESSOAL JOSUÉ DE CASTRO COMO INSTRUMENTO PARA A PESQUISA HISTÓRICA.

Autores

  • Helder Remigio Amorim Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p135-144

Palavras-chave:

Arquivo Pessoal, História, Josué de Castro

Resumo

Este trabalho discute as problemáticas que envolvem a pesquisa histórica em um acervo pessoal, e tem como centro das discussões o arquivo pessoal Josué de Castro, salvaguardado pela Fundação Joaquim Nabuco. Os usos, a composição, os processos de institucionalização do acervo e a intenção de preservação da memória das atividades de um intelectual importante do pensamento social brasileiro são problematizados nesse artigo. Nesse sentido, os debates em torno dos arquivos e dos acervos pessoais são fundamentais para que o historiador reúna rastros, fragmentos, pedaços do passado e por meio das questões do presente realize a operação historiográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Remigio Amorim, Universidade de Pernambuco

É Professor Doutor em História do Brasil - UFPE, Mestre em História Social da Cultura - UFRPE e Licenciado em História - UFRPE. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores. Atualmente se dedica aos estudos da trajetória intelectual e política de Josué de Castro, tendo como foco as relações entre fome, cidadania, biografia, cultura e poder. Possui estágio doutoral no Institut d'histoire du temps présent - IHTP (Paris-França) e mobilidade discente no Instituto de História da UFRJ. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH - PE) e da Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE).Atualmente é professor do curso de Ciências Sociais da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Amorim, H. R. (2017). “ARQUIVAR A PRÓPRIA VIDA”: O ACERVO PESSOAL JOSUÉ DE CASTRO COMO INSTRUMENTO PARA A PESQUISA HISTÓRICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 135–144. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p135-144

Edição

Seção

Artigos