CORONELISMO, INTERVENÇÕES INCONSTITUCIONAIS E PODER ECONÔMICO

Autores

  • fernanda Gurgel Raposo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Cristina Covolan Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p81-96

Palavras-chave:

Coronelismo, Poder Econômico, Intervenções Inconstitucionais.

Resumo

O presente artigo se propõe a tecer uma análise acerca da influência do coronelismo em intervenções estaduais ocorridas no Estado de Sergipe e o papel do poder econômico nos resquícios dessa forma de fazer política, bem como nas referidas intervenções. Para tanto, foi feita uma análise acerca do que exatamente foi o coronelismo e em que se sustentou essa forma de fazer política. Em seguida, tratou-se das intervenções ocorridas no Estado de Sergipe, pós Constituição Cidadã, a partir do viés da constitucionalidade das mesmas. Essa análise nos permitiu verificar em que medida o poder econômico influenciou a política coronelista e de que forma esse poder se fez presente nas intervenções ocorridas no Estado de Sergipe pós Constituição de 1988. Para tanto, foram tomadas por bases teóricas as concepções de um autor local acerca do que foi o coronelismo em Sergipe, Ibarê Dantas, um autor de repercussão nacional que trata do tema do coronelismo, Vitor Nunes Leal, bem como dos renomados teóricos acerca do poder econômico e suas relações com o poder político, Vicente Bagnoli e Raymundo Faoro. O presente artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e processual e teve por objetivo analisar a influência do poder econômico nos resquícios do coronelismo verificados na atualidade. Para tanto, foi usado como objeto de análise, os processos de intervenção ocorridos no Estado de Sergipe desde 1988, posto que duas das três intervenções foram inconstitucionais e apresentavam claros traços de política coronelista dominada pelo poder econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

fernanda Gurgel Raposo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de Direito Internacional na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Sergipe, Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fernanda Cristina Covolan, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista Capes, mestre em Direito na Unimep, Coordenadora Adjunta da Pós Graduação em Direito no Centro Universitário Adventista de São Paulo e professora na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Raposo, fernanda G., & Covolan, F. C. (2016). CORONELISMO, INTERVENÇÕES INCONSTITUCIONAIS E PODER ECONÔMICO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(2), 81–96. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p81-96

Edição

Seção

Artigos