Avatares cinematográficos peregrinam entre a cidade e a roça: Kidwood, Zé Kinoscópio e Ana Cinésia em peleja furiosa.

Autores

  • Jesana Batista Pereira Universidade Tiradentes - SET Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação. Unit/Al
  • Walcler de Lima Mendes Junior Universidade Tiradentes - SET Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação. Unit/Al

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v4n3p43-58

Palavras-chave:

Cinema, Identidade, Território, Dominação, Feminino.

Resumo

Propomos refletir sobre o contraste entre territórios caracterizados pelos arquétipos da cidade moderna, da sociedade cosmopolita, da urbanidade e civilidade e pelos arquétipos do sertão, da comunidade, da roça, da vila. Assume-se nessa comunicação que esses arquétipos expressam determinações simbólicas de dominação e negociação entre si. Essas determinações podem se expressar através de escopos, conjuntos discursivos da narração cinematográfica, caracterizados por certas determinações: centro/periferia, primeiro mundo/terceiro mundo; local/global. Respondendo ao jogo discursivo que se pretende efetuar aqui, esses territórios serão inscritos por três avatares, alegorias ou sujeitos discursivos cinematográficos que interpretam, cada qual, o escopo discursivo de si e de seus outros buscando instituir uma peleja: Kidwood, o macho ibero-americano, Zé Kinoscópio, o intelectual revolucionário da periferia e Ana Cinésia, a andeja feminista dos não-lugares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesana Batista Pereira, Universidade Tiradentes - SET Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação. Unit/Al

Doutora em Antropologia pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP/UNIT/SE. Professora Titular I do UNIT/AL. Membro do Grupo de Pesquisa Nordestanças/UFAL. Atualmente trabalha em Projeto Financiado pelo IPHAN.

Walcler de Lima Mendes Junior, Universidade Tiradentes - SET Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação. Unit/Al

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP/UNIT/SE. Professor Titular II do UNIT/AL. Líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças/UFAL. Atualmente trabalha em Projeto Financiado pelo IPHAN e CNPQ.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Pereira, J. B., & Junior, W. de L. M. (2016). Avatares cinematográficos peregrinam entre a cidade e a roça: Kidwood, Zé Kinoscópio e Ana Cinésia em peleja furiosa. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(3), 43–58. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v4n3p43-58

Edição

Seção

Artigos