AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E ATUAÇÃO DO ESCRAVO E DO EX-ESCRAVO NO SETOR PRIMÁRIO DE SERGIPE- BRASIL

Autores

  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil
  • Lílian de Lins Wanderley Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v5n3p23-36

Palavras-chave:

Agricultura de subsistência. Atuação do escravo e do ex-escravo. Setor primário de Sergipe. Nordeste do Brasil.

Resumo

Desde o período colonial até os dias atuais, predominou em Sergipe a grande propriedade, primeiro escravagista e depois ligada ao trabalho indireto e assalariamento. A lavoura canavieira teve uma posição hegemônica até 1940, quando teve início um processo mais acentuado de fragmentação por herança, além do fortalecimento da pecuária na Zona da Cotinguiba. Entretanto, em paralelo, sempre existiu a lavoura alimentícia e a do algodão, ligada à presença de posseiros que invadiram a terra ou a receberam como prêmio ou benefício por parte de algum senhor de engenho ou grande proprietário. Geralmente, essas terras situavam-se nos limites das sesmarias – áreas de difícil acesso – em sesmarias não cultivadas ou semi-exploradas ou ainda, devolutas. Naquele momento, a figura do posseiro, primeiro camponês de Sergipe, passou a representar o percussor da formação da pequena propriedade, mais tarde associado ao papel de agricultor, fenômeno que no Brasil, só vai datar-se a partir do primeiro quartel do século XIX (DINIZ, 1996, p. 52). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hortência de Abreu Gonçalves, Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil

 Licenciado e Bacharel em História-UFS; Mestre em Sociologia-UFS; Mestre em Geografia-UFS; Doutor em Geografia-UFS; Pós-doutor em Estudos Culturais pelo PACC/FCC/UFRJ. Professora da graduação presencial e do Ensino a Distância da Universidade Tiradentes - UNIT. 

 

Lílian de Lins Wanderley, Universidade Federal de Sergipe

Graduação e Bacharelado em Geografia - Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Geografia - Universidade Federal de Sergipe e doutorado em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Rio Claro. Professor associado da Universidade Federal de Sergipe nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Geografia. Cargos de gestão: Diretora de Recursos Minerais da CODISE/SE; Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Estância/SE e diretora de Gestão Ambiental da DESO/SE.  Atualmente Pós-doutoranda no PPGG/Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Gonçalves, H. de A., & Wanderley, L. de L. (2017). AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E ATUAÇÃO DO ESCRAVO E DO EX-ESCRAVO NO SETOR PRIMÁRIO DE SERGIPE- BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(3), 23–36. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v5n3p23-36

Edição

Seção

Artigos