AS REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE NO CARNAVAL DE SALVADOR DO SÉCULO XXI

Autores

  • CASSIA MAYLA DE ALMEIDA PITA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p73-81

Palavras-chave:

negritude, música, carnaval

Resumo

O artigo proposto discute a diversidade de representações da negritude no carnaval de Salvador do século XXI, tomando como ponto de partida a afirmativa de que as representações da cultura negra são polivalentes e resultam tanto de um processo de reinvenção da África, como também da interação destes sujeitos com outras culturas. A partir deste pressuposto, é feita uma abordagem que considera que, no cenário do carnaval, as suas representações se dão através de duas dimensões: uma de ordem estética - que consiste na expressão de elementos da cultura negra sem que haja um discurso político-afirmativo previamente organizado e planejado em torno daquilo que se representa – e uma de ordem política - cujas ações são orientadas a partir de um discurso construído de maneira planejada em torno da afirmação étnica, da consciência da negra, do protesto, da denúncia e da reivindicação por igualdade racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CASSIA MAYLA DE ALMEIDA PITA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade e graduada em Comunicação com habilitação em Produção Cultural, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisa música e negritude na Bahia. 

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

DE ALMEIDA PITA, C. M. (2015). AS REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE NO CARNAVAL DE SALVADOR DO SÉCULO XXI. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 73–81. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p73-81