DIREITOS HUMANOS DA MULHER: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESCONHECIMENTO DA LEI MARIA DA PENHA

Autores

  • Tatiana Carvalho Socorro Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v4n3p21-32

Palavras-chave:

Direitos humanos, gênero, violência doméstica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo esclarecer e informar à população acerca da violência doméstica contra a mulher, a fim de motivar a denúncia quando da ocorrência desse tipo de violência, bem como ajudar a combater a estigmatização desse grupo vulnerável. Para atingir a esse propósito, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, e aplicou-se um questionário com questões que contemplavam a temática desta pesquisa. Para tanto, participaram deste estudo 58 pessoas, as quais se inseriam como clientes e feirantes do Mercado Albano Franco, no município de Aracaju (SE). Após a aplicação desse instrumento, constatou-se se as participantes possuíam conhecimento sobre a temática “violência doméstica contra a mulher”. Em seguida, efetuou-se uma exposição oral objetivando esclarecer a esse público-alvo. A partir dos dados obtidos, constatou-se que a maioria dos entrevistados obtinham informações acerca da existência da Lei Maria da Penha, mas desconheciam o seu conteúdo. Espera-se que a exposição oral ofertada aos participantes os torne cidadãos esclarecidos, conscientes e críticos em relação à temática desta pesquisa-ação, a fim de que eles disseminem esses conhecimentos obtidos durante essa ação social, bem como realizem denúncias quando da ocorrência desse tipo de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Carvalho Socorro, Universidade Tiradentes

Doutoranda pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), desde 2014. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 2006. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2004. Começou a atuar profissionalmente em 2005 como psicóloga de uma instituição filantrópica espanhola para idosos em Recife/PE (Lar Padre Zegri). Desde esta data até os dias atuais, tem atuado como psicóloga clínica. De 2007 até 2011 ministrou aulas em graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior (FASB e FAAHF). Em 2010, atuou como psicóloga concursada do CRAS na Prefeitura Municipal de Cristópolis/BA, e professora-pesquisadora da Plataforma Freire (UNEB). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante no processo de reconhecimento de cursos junto ao Ministério de Educação. Atualmente, também é docente da Universidade Tiradentes (UNIT) e pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/UNIT). Autora de textos científicos publicados nacionalmente. Psicóloga.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Socorro, T. C. (2016). DIREITOS HUMANOS DA MULHER: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESCONHECIMENTO DA LEI MARIA DA PENHA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(3), 21–32. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v4n3p21-32

Edição

Seção

Artigos