A ENERGIA COMO UM REVERSO SALIENTE NO SISTEMA SOCIOTÉCNICO DO BRASIL

Autores

  • Delano Mendes de Santana Universidade Federal do ABC.
  • Sérgio Ricardo Lourenço Universidade Federal do ABC
  • Douglas Alves Cassiano Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p113-122

Palavras-chave:

Thomas Hughes. Energia. Sistemas Sociotécnicos. Reversos Salientes.

Resumo

A abordagem do sistema energético nacional como um sistema sociotécnico é fundamental para fomentar o diálogo dessa questão com a sociedade. A partir de uma metodologia do tipo exploratória, foi construída uma hipótese sob a ótica do conceito de reverso saliente proposto por Thomas Hughes. Foram apresentadas relações complexas de interdependência entre aspectos físicos e técnicos, sociais, ambientais, econômicos e políticos, onde a cada mudança de padrão de elementos todos os demais precisam se adaptar para buscar o equilíbrio do sistema. Foi possível identificar pontos de aderência entre os conceitos propostos por Hughes e o sistema energético nacional. A partir da análise da tendência de crescimento da demanda de energia, a mudança nos padrões de consumo da sociedade e a estagnação da distribuição das fontes de energia nacionais, evidencia-se a produção energia como um reverso saliente no contexto sociotécnico brasileiro e alerta-se para as necessidades de mudanças estruturais para reversão deste gargalo nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delano Mendes de Santana, Universidade Federal do ABC.

Aluno de Mestrado no departamento de energia da UFABC. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhando atualmente como engenheiro de processos na Unidade de Insumos básicos da Braskem no ABC paulista.

Sérgio Ricardo Lourenço, Universidade Federal do ABC

Professor Doutor na Universidade Federal do ABC no mestrado em energia, departamento de Engenharia e Modelagem. Área de eficiência energética.

Douglas Alves Cassiano, Universidade Federal do ABC

Professor Doutor na Universidade Federal do ABC no mestrado em energia, departamento de Engenharia e Modelagem. Área de eficiência energética.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Santana, D. M. de, Lourenço, S. R., & Cassiano, D. A. (2015). A ENERGIA COMO UM REVERSO SALIENTE NO SISTEMA SOCIOTÉCNICO DO BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(3), 113–122. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p113-122

Edição

Seção

Artigos