HISTÓRIA E MEMÓRIAS VINCULADAS A BEATA DULCE DOS POBRES EM SÃO CRISTÓVÃO/SERGIPE

Autores

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Federal de Sergipe
  • José Thiago da Silva Filho Museu Histórico de Sergipe - MHS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n1p66-75

Palavras-chave:

Lugares de Memória. Biografia. Beata Dulce dos Pobres.

Resumo

A cidade de São Cristóvão primeira capital de Sergipe possui em seu centro antigo, construções arquitetônicas do período do Brasil colonial, manifestações de danças e folguedos populares, culinária do açúcar e coco, música, ofícios, ritos e festas religiosas. No entanto, um fato pouco lembrado ocorreu no Convento de Nossa Senhora do Carmo da cidade entre os anos de 1933 e 1934: a Beata Irmã Dulce realizou o noviciado, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. A partir da análise documental de três cartas, entrevistas, pesquisa digital e bibliográfica com trabalho de campo, o objetivo principal do presente artigo é mostrar a relação da Irmã Dulce e São Cristóvão. Nesse contexto, biografaram-se momentos da vida da religiosa católica, sua permanência na cidade, demarcando as memórias e os “lugares de memória” vinculados a sua breve estadia para os estudos do noviciado. Ela foi beatificada em 2011 e poderá se tornar na primeira santa católica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Cultura e Turismo / Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Ilhéus-Bahia; Pesquisador associado a Rosa dos Ventos Consultoria e Pesquisa;Pós-graduado em História e Cultura no Brasil / Universidade Gama Filho; Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade e Cultura (NPGEO/UFS), História, Memória e Representações: Suportes para o Turismo Cultural (UESC) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). (Texto informado pelo autor)

José Thiago da Silva Filho, Museu Histórico de Sergipe - MHS

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (2001), Especialista em História Cultural pela mesma universidade (2009). Professor e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Co-autor da Proposição de Inscrição da Praça São Francisco de São Cristóvão para Lista de Patrimônio Universal da Humanidade (2006). É diretor do Museu Histórico de Sergipe desde 2009; a instituição foi agraciada com o Selo Tripadvisor (2012) e o Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade - IPHAN (2013).

Downloads

Publicado

2015-10-19

Como Citar

Aragão, I. R., & Silva Filho, J. T. da. (2015). HISTÓRIA E MEMÓRIAS VINCULADAS A BEATA DULCE DOS POBRES EM SÃO CRISTÓVÃO/SERGIPE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(1), 66–75. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n1p66-75

Edição

Seção

Artigos