As possibilidades jurídicas da adoção em configuração familiar homoafetiva

Autores

  • Ariele Faverzani da Luz Faculdade Meridional (IMED)
  • Janaína Faverzani da Luz Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Ariane Faverzani da Luz Faculdade Meridional (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n2p9-18

Palavras-chave:

Adoção, Homoafetividade, Direito da Criança e do Adolescente

Resumo

Este artigo trata da adoção por casais homoafetivos, pautando-se no contexto das novas configurações familiares a fim de aludir possibilidades jurídicas relativas a este contexto. Atualmente, a existência de variados formatos de famílias se revela cada vez mais recorrente, sendo que aquelas compostas por casais de mesmo sexo têm despertado uma maior atenção da sociedade em geral. O tema se torna ainda mais complexo quando envolve o desejo deste novo modelo de família em adotar uma criança e/ou adolescente, uma vez que não há norteadores com relação à adoção de casais homoafetivos na Lei 12.010 de 2009, que dispõe sobre a adoção no Brasil. Somam-se a isso, os questionamentos e os discursos, por vezes, resistentes a respeito do assunto em questão. Assim, com a realização deste estudo, foi possível verificar que a resistência em acolher a adoção por casais homoafetivos decorre, principalmente, de falsas ideias que já foram desmistificadas por diversos estudos. Do mesmo modo, constata-se que ainda há muito a ser discutido, visto que, independentemente do gênero do casal adotante, deve-se considerar o bem-estar da criança e do adolescente que busca uma família, pois este se encontra acima de qualquer interesse moral ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariele Faverzani da Luz, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Psicologia da Faculdade Meridional (IMED). Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil E-mail: arielefl@outlook.com.

Janaína Faverzani da Luz, Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI)

Professora do curso de Direito da Faculdade IDEAU. Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões (URI). Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: jana_fl@hotmail.com.

Ariane Faverzani da Luz, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: arianefaverzani@outlook.com

Downloads

Publicado

2015-02-28

Como Citar

Faverzani da Luz, A., Faverzani da Luz, J., & Faverzani da Luz, A. (2015). As possibilidades jurídicas da adoção em configuração familiar homoafetiva. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(2), 9–18. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n2p9-18

Edição

Seção

Artigos