A construção da hidrelétrica de Santo Antônio e os impactos na sociedade e no ambiente

Autores

  • Aureni Moraes Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Artur de Souza Moret Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n3p81-92

Palavras-chave:

Hidrelétrica, Impactos, Sociedade, Ambiente.

Resumo

Este estudo descreve e analisa alguns impactos socioambientais que a instalação da hidrelétrica de Santo Antônio, construída no rio Madeira, ocasionou ao município de Porto Velho, RO/ Brasil. O empreendimento se destaca como um dos principais projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.  As hidrelétricas estão inseridas no contexto elétrico como principal opção de oferta de energia para o Brasil, entretanto as consequências ambientais e sociais geradas antes, durante e após a construção ainda são de difícil quantificação. Desta forma apoiados em material bibliográfico e documental o artigo apresenta um panorama sobre os principais impactos. Á guisa de conclusão, mostra-se que é preciso redirecionar o debate,  pois a implantação de grandes projetos de investimentos carecem de estudos detalhados e não negligentes como vem ocorrendo na atualidade, em especial na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureni Moraes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Aureni Moraes Ribeiro  (aurenipvh@gmail.com) – Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável (GPERS), Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Artur de Souza Moret, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Artur de Souza Moret (arturmoret@hotmail.com) - Professor Dr. do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável  (GPERS), Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Ribeiro, A. M., & Moret, A. de S. (2014). A construção da hidrelétrica de Santo Antônio e os impactos na sociedade e no ambiente. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(3), 81–92. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n3p81-92

Edição

Seção

Artigos