ANÁLISE QUALITATIVA DO DESEMPENHO TÉRMICO EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR EM MACEIÓ/ ALAGOAS

Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa, ELDA KARINNA SILVA QUINTELA ABREU, GABRIELA MARINHO DA SILVA, THAYRLA SUSANNE CORREIA DA SILVA

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo apresentar uma análise qualitativa da ventilação natural e da insolação, de uma residência fictícia e unifamiliar localizada em Maceió/ Alagoas, decorrente de uma integração entre as disciplinas de Conforto Ambiental I e Introdução à produção do espaço, visando uma melhor funcionalidade e conforto para o usuário. A metodologia adotada, em sua primeira parte constou na compatibilização do projeto de acordo com a NBR 15575 – 4 (ABNT/2013) e a adequação das esquadrias conforme a área efetiva de cada ambiente, e posteriormente o ensaio no equipamento mesa d’água, utilizado para averiguar a eficácia da ação dos ventos. E na segunda, a análise da insolação foi feita através de estudos das cartas solares referente a cada fachada da edificação, avaliando o período necessário de sombreamento, estabelecendo assim as estratégias adequadas, sendo verificada em seguida sua eficiência no equipamento heliodon. Os resultados apontaram estratégias convincentes, evidenciando a eficiência da ventilação natural e da proteção solar, pois houve um controle de insolação sem que dificultasse o fluxo de ventilação.

Palavras-chave


Conforto térmico, insolação, ventilação natural, projeto arquitetônico, arquitetura bioclimática

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 – 4: Edificações habitacionais - Desempenho Parte 4: Sistema de vedações verticais internas e externas. Rio de Janeiro, 2010.

______. NBR15220- 3: Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento Bioclimático brasileiras e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2003.

BITTENCOURT, Leonardo. Introdução à ventilação natural. Maceió: EDUFAL, 2008.

BLESSMANN, J. Aerodinâmica das construções. Porto Alegre: Sagra, 1990.

CARMELOSSI, Gustavo Masteguin; CASTRO, Adriana Petito de Almeida Silva. Projeto, construção e utilização de um heliodon alternativo-estudo em maquetes física e virtual. Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 14, 2017, Balneário do Camboriu. Anais... Balneário Do Camboriú: ENCAC, 2017.

COSTA, Luciana Correia do Nascimento. Aproveitamento da ventilação natural nas habitações: um estudo de caso na cidade de Aracaju – SE. São Paulo: FAUUSP, 2009. 272 p.

Frota, Anésia Barros. Manual de conforto térmico: arquitetura, urbanismo / Anésia Barros Frota, Sueli Ramos Schiffer. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Normais climatológicas. 2010. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisclimatologicas >. Acesso em: 11/06/2018.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo, Brasil: PW Editores, 1997.