MIRANTES MEXICANOS COMO INVERSO DOS MIRANTES DE MACEIÓ

Barbara Regina Moraes Pontes

Resumo


Esse artigo trata de questões surgidas através da experiência de intercâmbio pelo ProMAI, oferecido pelo UNIT, que teve início em agosto de 2017 e finalizou em julho de 2018, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, feito no México, na cidade de Monterrey. O objetivo desse intercâmbio foi conhecer a cultura mexicana, e a relação entre seus hábitos e sua arquitetura. Durante as viagens realizadas para outras cidades mexicanas, pôde-se perceber em quase todas as localidades a presença de mirantes com grande quantidade de visitantes. O fato destes miradouros serem tão frequentados, demonstra a importância que a cidade dá ao ato de mirar a paisagem, k com isso, reflete a valorização do lugar. Também é o inverso da situação dos mirantes maceioenses, pouco frequentados, onde a paisagem que desvelam encontra poucos admiradores. Espera-se que este trabalho contribua para destacar o potencial histórico, turístico e paisagístico dos mirantes maceioenses, e contribuindo para a valorização e frequentação desses espaços, e através deles, da paisagem maceioense.

Palavras-chave


Arquitetura mexicana; mirantes maceioenses; paisagismo; pontos turísticos;

Texto completo:

PDF

Referências


CERULLO, Flávia Campos; SOUZA, Helena dos Santos; TAVARES, Ingrid Maria Lima. MIRANDO O CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO DA CIDADE DE MACEIÓ A PARTIR DA PERSPECTIVA DO MIRANTE FLORIANO PEIXOTO: Um retrato da expansão urbana para o litoral norte da cidade. 2017. Regimes Urbanos e Governança Metropolitana. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2017.

HAMNETT, Brian R. História Concisa do México. Cambridge, Inglaterra. Edipro, 2016.

ANDA ALANÍS, Enrique X. Historia de la arquitectura mexicana. México, Editorial Gustavo Gili, 2013.

VASCONCELOS, D. A. L. de. Evolução histórica do destino turístico Maceió-Alagoas, Brasil: de antecedentes à atual situação. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 6, Número 1, Jan./Jun. 2016 p.139-164

MADERUELO, J. El paisaje urbano. Estudios Geográficos, vol LXXI, Julio-diciembre, 2010. p.575-600