UMA PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA OS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE IMPRESSÃO DIGITAL EM MACEIÓ/AL

Matheus Bittencourt Cardozo, Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem, Marco André Willey Ramos

Resumo


A oferta de qualidade em produtos ou serviços, preços atrativos, a obediência as leis vigentes no mercado não são, necessariamente, o suficiente para atrair e fidelizar clientes. As empresas devem ir além e focalizar continuamente nas pessoas. Para evidenciar a importância tanto dos aspectos tangíveis como intangíveis dos clientes internos e dos clientes externos, foi efetuada uma avaliação com os consumidores finais de uma empresa de impressão digital, cujos produtos finais, tais como trabalhos acadêmicos impressos, foram reconhecidos por mais de 50% dos respondentes como de qualidade aceitável e agradável, enquanto que mais de 40% dos participantes indiciaram que o atendimento – serviço intangível – deve ser aprimorado para que a firma usufrua de sua capacidade de impacto com maior acurácia. Utilizando as próprias indicações dos colaboradores da empresa através de uma pesquisa aplicada e relacionando-as aos relatos descritos pelos clientes externos, pôde-se elaborar soluções propostas como vantajosas a otimização dos atendimentos, o que tende a acarretar em ganhos tanto para os funcionários da organização como para os consumidores finais.

Palavras-chave


Pessoas, Gestão, Qualidade, Comunicação, Criatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BORGER, Fernanda. Responsabilidade social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

DA SILVA, Allan. Ferramentas da qualidade aplicadas à gestão de estoque: Estudo de caso em um Centro Universitário na cidade de Marechal Deodoro – AL. Centro Universitário CESMAC. Maceió, 2018.

DIAS, Thiago Ferraz. Avaliação de indicadores operacionais: Estudo de caso de uma empresa do setor Ferroviário. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2008.

DOS SANTOS, Suênia; DE LIMA, Ulisandra. Estudo sobre a introdução do pó de toner na ferrita de Ni-Zn. I EXPOTEC – IFRN/Campus São Paulodo Potengi, 2017.

FONTELLES, Mauro et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Universidade da Amazônia – UNAMA. 2009.

FREITAS, Henrique et al. O método de pesquisa Survey. Revista de Administração, São Paulo. v. 35, n. 3, p. 105-112, set. 2000.

GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus Pesquisa quantitativa. Psicologia: Teoria e pesquisa. Volume 22, nº2, pp. 201-210. Mai.-Ago. 2006.

NOSSA, Valcemiro; RODRIGUES, Victor; NOSSA, Silvania. O que se tem pesquisado sobre Sustentabilidade Empresarial e a sua Evidenciação? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, volume 11, edição especial, art. 5, p. 87-105, 2017.