DISCUTINDO O ESPAÇO PÚBLICO: UM NOVO OLHAR PARA ORLA LAGUNAR DA CIDADE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL.

Thaís Regina Souza Nunes, Fabio Henrique Sales Nogueira

Resumo


Partindo do entendimento da importância dos espaços públicos nas cidades como um dos meios para se alcançar qualidade de vida, este artigo propõe uma análise do espaço público, da memória geográfica, histórica, cultural de um recorte urbano da cidade de Palmeira dos Índios –AL. Utilizando como método a revisão de literatura, a caracterização urbanística da área em questão e o desenvolvimento projetual, a pesquisa apresenta um outro olhar para a Orla Lagunar de Palmeira dos Índios, levando em consideração seus problemas e potencialidades. A proposta sugere um a viabilização do projeto de um parque público com espaços que resgatem o sentimento de pertencimento e inserção na cidade, que possa ser utilizado por diferentes classes sociais e direcionadas a todos os grupos.

Palavras-chave


Arquitetura e Urbanismo; Desenho Urbano; Paisagismo; Projeto de Urbanismo

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, IBGE. Censo demográfico, 2018. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/palmeira-dos-indios/panorama >. Acesso em: 06 dezembro 2018.

BRASIL. Lei No. 10.257/01. Estatuto da cidade. Brasília: 2001.

GATTI, Simone. Espaços Públicos. Diagnóstico e metodologia de projeto Disponível em: . São Paulo, 2013. Acesso em: 16 fev. 2018.

GEHL, Jan. Cidade para pessoas. Tradução de Anita Di Marco. São Paulo: Perspectiva 2013.

FERREIRA, Liz Ivanda Evangelista Pires. Parque urbano. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 23, p. 20-33, june 2007. ISSN 2359-5361. Disponível em: . Acesso em: 16 abril. 2018.

MUNIZ, Maria águeda Pontes Caminha. Intervenções urbanas em espaços de desvalia. Transformar para valorizar. Tese (Doutorado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012

TANSCHEIT, Paula. Espaços Públicos: a transformação urbana com a participação da população. Disponível em: http://www.archdaily.com.br/br/875364/espacos-publicos-a-transformacao-urbana-com-a-participacao-da-populacaoAcesso: 28, ago, 2017.