PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DE TRAPICHE DA AV. MACEIÓ: IMPLEMENTAÇÃO DE CACHAÇARIA ARTESANAL

Franciany, Prudente França Lopes, Angelina Ingridy Silva Santos QUINTELA, Amanda Jucielle Cassimiro da SILVA, Deivson dos Santos GOMES, Mariana Alves RODRIGUES, Mariana da Conceição ACIOLI

Resumo


A história do Estado de Alagoas está intimamente ligada à atividade canavieira e ao setor sucroalcooleiro, sendo o maior produtor de açúcar e álcool do Nordeste (SINDAÇÚCAR-AL). Localizado às margens do porto da cidade, o bairro do Jaraguá foi um dos primeiros bairros de Maceió e um importante eixo comercial para o desenvolvimento da capital alagoana. Os trapiches são galpões posicionados nas proximidades portuárias com o objetivo de armazenar açúcar para facilitar a logística de exportação. Os trapiches são uma característica marcante do bairro e atualmente perderam sua função original e permanecem, em sua maioria, abandonados. Este artigo tem como proposta a requalificação de um trapiche na avenida Maceió, transformando-o em uma cachaçaria e mantendo suas características históricas. Tendo em vista que a cachaçaria estará localizada em um dos galpões históricos e atrairá, não só a população local, como também servirá de atração turística, a memória da importância do álcool e açúcar será reavivada a seus usuários através da proposta. A metodologia através de visitas in loco e levantamento da história do local, para propor uma nova forma de utilização do trapiche escolhido. Considerando o passado e o presente, com forte presença do setor sucroalcooleiro no Estado. Concluímos que o local seria incluído na rota turística do Estado, onde o bairro já é uma parada obrigatória por ser sítio histórico e espaço tombado.

Palavras-chave


Requalificação; Turismo; Trapiches

Texto completo:

PDF

Referências


Cada Minuto. Publicado decreto que reduz carga tributária para setor sucroalcooleiro de Alagoas. 2018 . Disponível em: . Acesso em 19 de novembro de 2018.

CEISE Br: Centro Nacional de Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis. Setor sucroalcooleiro gera mais de 7 mil empregos em AL em setembro. Gazeta Web, 2017. Disponível em: . Acesso em 20 de novembro de 2018.

FERNANDES, Inês Neto Capaz Coutinho. Requalificação do Espaço Público Urbano Caso de estudo – Bairro Olival de Fora. Dissertação da tese de mestrado no Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa , 2012.

FORTES, Cynthia Nunes da Rocha. Um Porto Atlântico Colonial da América Portuguesa: A participação de Jaraguá na formação do território alagoano e na gênese da cidade de Maceió. 2018.

História de Alagoas. Jaraguá a enseada das canoas. Disponível em: . Acesso em 20 de novembro de 2018.

SANCHES, Patrícia Mara. De Áreas Degradadas à Espaços Vegetados. Editora Senac, 2014.

Sindaçúcar-AL - o açúcar e o álcool desenvolvendo Alagoas. Maceió-AL. Disponível em: < http://www.sindacucar-al.com.br/sindacucar/historico/>. Acesso em 20 de novembro de 2018.

The City Fix Brasil - Espaços Públicos: a transformação urbana com a participação da população. Disponivel em: Acesso em: 18 de novembro de 2018.