ESPAÇO PÚBLICO, CULTURA E IDENTIDADE: PROJETO DE PRAÇA CULTURAL PARA O BAIRRO DA LEVADA, EM MACEIÓ/AL

Adysson Santos, Anna Letícia Areccipo, Catarina Agudo Menezes

Resumo


O presente artigo apresenta a proposta da Praça Cultural da Levada que consiste num projeto arquitetônico e urbanístico de espaço público para o bairro da Levada, na cidade de Maceió. O intuito do projeto é resgatar a representação coletiva no espaço público, através da cultura e identidade local, deste modo a área é ressignificada a partir da análise, conhecimento e compreensão da região e seus agentes, concluindo num projeto de espaço que evidencia a cultura local. Este trabalho é dirigido à disciplina de Práticas de Arquitetura e Urbanismo III do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Palavras-chave


Espaço público, projeto, praça, cultura

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Luciana T.; BAPTISTA, Luís Vicente – Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Sociologia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXIX, pág. 129-146, 2015.

MATOS, Fátima L. Espaços públicos e qualidade de vida nas cidades – O caso da cidade Porto. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.2, n.4, p.17-33, jul. 2010.

MENDONÇA, Eneida Maria Souza. Apropriações do espaço público: alguns conceitos. Estudos e Pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ANO 7, N. 2, 2007.

ALOMÁ, Patricia R. O espaço público, esse protagonista da cidade. 19 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Nov 2018. ISSN 0719-8906

SANTOS, C. N. F. (coordenador) e VOGEL, Arno. Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. Rio de Janeiro: FINEP/IBAM, Projeto, 1985.

VIEIRA, Rafael L. A. e SOUZA, Hanilton R. Espaço público e cultura local na cidade contemporânea: um breve olhar sobre os espaços de arte e cultura na cidade de Santo Antônio de Jesus/BA.