AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO EM UMA SALA DE TUTORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT AL

Autores

  • Isthephanny Rosy Silva
  • Larissa Cavalcante
  • Laryssa Luana Tavares
  • Cristine Dantas

Palavras-chave:

Acústica Arquitetônica. Desempenho acústico. Sala de tutoria.

Resumo

Um bom projeto acústico é um requisito de suma importância em qualquer tipo de construção, sobretudo em ambientes projetados para serem usados para fins educacionais, onde se desenvolvem trabalhos que dependem de silêncio e concentração. Para uma ação nesse sentido, produzir um resultado satisfatório é importante seja minuciosamente calculado, do momento das medições até a execução do projeto. O presente trabalho propõe compreender a avaliação quantitativa do desempenho acústico da sala de tutoria, a qual foi projetada para fins de estudo do curso de Medicina, do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL. Com base em estudos feitos no local escolhido foram feitas medições in loco, utilizando o decibelímetro THDL 400, equipamento empregado com intuito de aferição, avaliando o nível de ruído e comparando com os parâmetros da NBR 10151 e NBR 10152. Ademais, os resultados obtidos através do cálculo do tempo de reverberação, o qual é o tempo que o som se apresenta audível em um local, foram inspecionados com os parâmetros da NBR 12179. De posse desses resultados, foram analisadas as condições acústicas da sala, verificando a sua adequabilidade, as necessidades acústicas e à tecnologia adotada, para que assim, obtenha os melhores métodos a serem adotados e redução de impactos de ruídos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151:Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Rio de Janeiro. 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: Níveis de ruído para conforto acústico – procedimento. Rio de Janeiro. 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10179: Tratamento acústico em recintos fechados – procedimento. Rio de Janeiro. 1987.

SOUZA, Léa Cristina Lucas de; ALMEIDA, Manuela Guedes de; BRAGANÇA, Luís. Bê-a- bá da acústica arquitetônica: ouvindo a arquitetura. São Carlos: EdUFSCar, 2006.

DE MARCO, Conrado Silva - Elementos de Acústica Arquitetônica - STUDIO NOBEL - 3ª. Edição, 2002- São Paulo-SP.

LORO, C. L. P. Avaliação acústica de salas de aula – Estudo de caso em salas de aula Padrão – 023 da rede pública. Curitiba, 2003. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Paraná.

MARTINS, M.I.M. A interferêcia do ruído no reconhecimento da fala: análise do ambiente e da voz do professor.In: Encontro da SOBRAC, 20., 2002, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Como Citar

Silva, I. R., Cavalcante, L., Tavares, L. L., & Dantas, C. (2019). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO EM UMA SALA DE TUTORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(3), 162. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6904

Edição

Seção

Artigos