AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO EM UMA SALA DE TUTORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT AL

Isthephanny Rosy Silva, Larissa Cavalcante, Laryssa Luana Tavares, Cristine Dantas

Resumo


Um bom projeto acústico é um requisito de suma importância em qualquer tipo de construção, sobretudo em ambientes projetados para serem usados para fins educacionais, onde se desenvolvem trabalhos que dependem de silêncio e concentração. Para uma ação nesse sentido, produzir um resultado satisfatório é importante seja minuciosamente calculado, do momento das medições até a execução do projeto. O presente trabalho propõe compreender a avaliação quantitativa do desempenho acústico da sala de tutoria, a qual foi projetada para fins de estudo do curso de Medicina, do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL. Com base em estudos feitos no local escolhido foram feitas medições in loco, utilizando o decibelímetro THDL 400, equipamento empregado com intuito de aferição, avaliando o nível de ruído e comparando com os parâmetros da NBR 10151 e NBR 10152. Ademais, os resultados obtidos através do cálculo do tempo de reverberação, o qual é o tempo que o som se apresenta audível em um local, foram inspecionados com os parâmetros da NBR 12179. De posse desses resultados, foram analisadas as condições acústicas da sala, verificando a sua adequabilidade, as necessidades acústicas e à tecnologia adotada, para que assim, obtenha os melhores métodos a serem adotados e redução de impactos de ruídos.

Palavras-chave


Acústica Arquitetônica. Desempenho acústico. Sala de tutoria.

Referências


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