Os adolescentes em conflito com a lei no contexto do estado neoliberal

Autores

  • Albani Barros Faculdade Integrada Tiradentes
  • Adriana Nunes de Magalhães Ferreira
  • Letícia dos Anjos da Silva

Palavras-chave:

Estatuto da Criança do Adolescente, Neoliberalismo, Questão social

Resumo

Este artigo busca compreender a questão dos adolescentes em conflito com a lei e seus aspectos históricos relacionados ao neoliberalismo, com ênfase na realidade brasileira pós Constituição Federal de 1988 e da aprovação do Estatuto da Criança do Adolescente. É parte constitutiva da lógica do modo de produção capitalista a existência da questão social, contudo, o enfrentamento de tais mazelas sociais pelo Estado sofreu um profundo movimento de retração com as políticas neoliberais, passando a serem pautadas por uma lógica punitiva. A racionalização dos gastos na área social e a crescente privatização dos serviços públicos tem como resultado o alargamento da pobreza e da miséria, trazendo reflexos para a população em geral e particularmente para crianças e adolescentes. A problemática que envolve adolescentes em conflito com a lei não se limita apenas aos fatores legais e de seu não cumprimento, mas fundamentalmente a fatores sociais e econômicos.


Biografia do Autor

Albani Barros, Faculdade Integrada Tiradentes

Mestre em Serviço Social (UFAL), professor do curso de Serviço Social da Fits.

Referências

ADORNO, Sérgio et al. O adolescente e as mudanças na criminalidade urbana. São Paulo em Perspectiva, 13(4) 1999.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v13n4/v13n4a06.pdf

Acesso em: 01 de janeiro de 2012.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006.

ARROYO, Miguel G. Fracasso/Sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em Aberto, Brasília, v. 17, nº 71, p. 33- 40, jan. 2000.

Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1072/974

Acesso em: 10 de janeiro de 2012.

BRAZ, Marcelo. NETTO, José Paulo. Economia Política. Uma introdução crítica. São Paulo: Editora Cortez. 2008.

CAVALCANTE, Maria Beatriz de Paula Tavares et al. Adolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde. Revisão, Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 set; 555-559.

COSTA, Samantha Gabrielle da Silva; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima. A (in)eficácia das medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente infrator: a realidade de Maceió. Olhares Pluralis, Revista Eletrônica Multidisciplinar, Vol. 2, nº 03, ano 2010.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo. 2002.

NETTO, José Paulo. Uma face contemporânea da barbárie. Texto de comunicação na seção temática “O agravamento da crise estrutural do capitalismo. O socialismo como alternativa à barbárie”. III Encontro Internacional “Civilização ou Barbárie”, Serpa, 2010.

SARTÓRIO, Alexsandra Tomazelli. Adolescente em Conflito com a Lei: Uma análise dos discursos dos operadores jurídico-sociais em processos judiciais. Dissertação de Mestrado em Política Social, Vitória, novembro de 2007

SILVEIRA, Rita de Cássia Cladas. Adolescência e Ato Infracional.

Disponível em: http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/rita-de-cassia-caldas-da-silveira.pdf Acesso em: 13 de novembro de 2011

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Barros, A., Ferreira, A. N. de M., & da Silva, L. dos A. (2013). Os adolescentes em conflito com a lei no contexto do estado neoliberal. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 1(2), 75–85. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/572

Edição

Seção

Artigos