MÍDIA E PODER: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO DA IMPRENSA ALAGOANA NO PERÍODO DO GOLPE CIVIL-MILITAR

Autores

  • Danielle Cândido Centro Universitário Tiradentes
  • Gabriely Castelo Centro Universitário Tiradentes
  • Jorge Luiz Centro Universitário Tiradentes
  • Lícia Souto Centro Universitário Tiradentes
  • Lucas Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Sarah Santana Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Golpe Civil-Militar, Imprensa Alagoana, Teorias do Jornalismo, Mídia, Poder.

Resumo

O presente artigo analisa o cenário midiático alagoano em dois momentos do histórico Golpe Civil-Militar (1964): a semana anterior ao golpe e a repercussão nos dias após o fato. A análise debruça-se numa perspectiva política e em seus desdobramentos econômicos, identificando, por meio das clássicas Teorias do Jornalismo, a relação entre mídia e poder. Para tanto, analisamos os dois maiores jornais impressos de Alagoas, na época, – Jornal de Alagoas e Gazeta de Alagoas – a fim de identificar como a influência da direita conservadora determinou na forma como as informações foram divulgadas nos referidos veículos no que diz respeito ao Golpe de 1964. Um dos resultados desta pesquisa qualitativa e bibliográfica aponta para um aumento de mobilizações políticas, a partir das quais grupos da classe trabalhadora alagoana conquistaram direitos e assumiram um papel de liderança. Em contraponto, a atuação política do então governador Luiz Cavalcante, por meio de relações político-econômicas com o poder midiático, teve a sua atuação de enfrentamento aos grupos subversivos silenciada pelos veículos de comunicação.

Biografia do Autor

Danielle Cândido, Centro Universitário Tiradentes

Mestre em Linguística pela UFAL; graduada em Jornalismo, pesquisadora do Programa Voluntário de Iniciação Científica – PROVIC/UNIT/AL; Professora dos cursos de Jornalismo/Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. E-mail: daniellecandido@gmail.com

Gabriely Castelo, Centro Universitário Tiradentes

Discente do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL

Jorge Luiz, Centro Universitário Tiradentes

Discente do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL

Lícia Souto, Centro Universitário Tiradentes

Discente do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL

Lucas Santos, Centro Universitário Tiradentes

Discente do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL

Sarah Santana, Centro Universitário Tiradentes

Discente do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL

Referências

COSTA, Rodrigo José. Trabalhadores, greves, campanhas e repressão em Alagoas (1961 – 1964). Mundos do Trabalho. Vol. 5, n. 10, julho-dezembro de 2013, p. 125-144 Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundos-dotrabalho/article/view/1984-9222.2013v5n10p125/26755> Acesso em 4 out 2017.

__________. O golpe civil-militar em Alagoas: o governo Luiz Cavalcante e as lutas sociais (1961-1964). Recife: O autor, 2013.

LIPPMANN, Walter. Public Opinion. Harcourt: Brace, 1922.

McCOMBS, Maxwell; SHAW, Donald. A Função do Agendamento dos Media. In: TRAQUINA, Nelson. O Poder do Jornalismo: Análise e Textos da Teoria do Agendamento. Coimbra: Minerva, 2000.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Porque as notícias são como são. Volume I. Florianópolis/SC: Insular, 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Cândido, D., Castelo, G., Luiz, J., Souto, L., Santos, L., & Santana, S. (2018). MÍDIA E PODER: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO DA IMPRENSA ALAGOANA NO PERÍODO DO GOLPE CIVIL-MILITAR. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 199. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/5300

Edição

Seção

Artigos