Pós-Venda como Estratégia para Fidelização de Clientes: Uma Análise do Perfil dos Correspondentes Bancários da Bradesco Promotora

Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem, Paulo Ramon Gomes da Silva, Linaldo Praxedes Leão Filho, Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro, Paulo Marinho Gomes, Jacqueline Laurindo da Silva

Resumo


Este artigo foi desenvolvido para melhor compreensão do quanto o trabalho de pós-venda praticado de maneira eficiente poderá trazer resultados eficazes, garantindo em conjunto com algumas ferramentas do marketing, lucro em longo prazo e clientes cada vez mais fiéis que permanecem em suas bases. Neste sentido, no mercado das financeiras, especificamente, dos correspondentes bancários, torna-se imprescindível à implementação de ações com foco na fidelização dos clientes através do pós-venda, visto que tais práticas são consideradas tímidas, sendo, portanto, um potencial competitivo para aquelas que utilizarem o marketing como estratégia de fidelização de clientes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo survey por meio da aplicação de questionários com funcionários das empresas. A amostra incluiu 52 funcionários em uma média de 30 empresas de diferentes portes. Adicionalmente, foram consultadas as fontes secundárias existentes no Banco e da literatura pertinente ao tema estudado. Dentre os principais resultados, foi possível perceber a importância da conscientização dos funcionários que compõem uma determinada organização e a essencial frequência na comunicação entre cliente e empresa, pois, apenas desta forma o trabalho de pós-venda será bem aplicado e a empresa passará a colher resultados não apenas na aquisição de mais um comprador, no entanto também na conquista da fidelização do mesmo. Como proposição de novos estudos, percebeu-se a importância de um estudo longitudinal que possa compreender melhor a dinâmica destas empresas.


Palavras-chave


Marketing, lucro, clientes, pós-venda, fidelização.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, E. T. K.; REQUENA, I.B. Marketing de relacionamento: Uma ferramenta agregada na fidelização do cliente no seguimento bancários. Caderno Organização, n.p. v.4, n.3, 2014.

COMIOTTO, F. D.; COSTA, J. I. P.; SANTOS, A. R.; MONDO, T. S.; Comprei meu carro, o que vem depois analise da percepção e da importância atribuídas por clientes em serviços de pós venda. Revista Brasileira de Marketing- ReMARK, n.p. v.13, n.6, 2014.

COSTA, R. O. S.; BERGAMO, F.V. M. Marketing de relacionamento em instituições educacionais. Revista Formadores: vivências e estudos. Cachoeira- BA, v.7, n.2, p. 35-52, 2014.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.R.; PINTO, H. de H. Processo de investigação e analise bibliométrica: Avaliação da qualidade dos serviços bancários. Revista de Administração Contemporânea - RAC. Rio de Janeiro, p.325-349, v.17, n. 03, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, 5ª edição, 2010. Editora Atlas.

GOMES, L. F. A. M. Marketing de informações para o varejo: o método Zapros- LM. Revista de Administração Faces. Belo Horizonte. p.72-93, v.10, n.1, 2011.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7. Ed., São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento Estratégico. 31ª Edição. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, F. F.; SANTOS, S. M. R. A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo. Revista de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Novo Milênio- IFNM. n.p. v.7, n.2, 2014.

RASCHKE, R. L.; KRISHEN, A. S.; KACHROO, P.; MAHESHWARI, P. A combinatorial optimization based sample identification method for group comparisons. Journal of Business Research. v. 66, n. 9, p. 1267-1271, 2013.

RODRIGUES, K. P.; SILVA, L. C. D.; ANDRADE, A. P. Uma analise das ações de pós venda como estratégia de fidelização. VIII Convibra Administração .Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2011.