MONITORIA EM PSICOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores

  • Gabriela Costa Moura Centro Universitário Tiradentes
  • Iana Dorta Moura Rabelo Centro Universitário Tiardentes - UNIT
  • Iana Dorta Moura Rabelo Centro Universitário Tiardentes - UNIT
  • Alecia Maria Rocha Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Alecia Maria Rocha Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Mariana Nogueira Cattaruzza Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Mariana Nogueira Cattaruzza Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Avaliação psicológica. Docência. Monitoria.

Resumo

A monitoria é um espaço de aprendizagem que aperfeiçoa os alunos e melhora a qualidade de ensino, criando condições para um maior aprofundamento teórico e maior desenvolvimento das habilidades que estão ligadas as atividades docentes do monitor. O objetivo deste artigo consiste em relatar a experiência de três monitoras do curso de Psicologia, onde é apresentado todo o aprendizado adquirido por meio dessa prática e os benefícios da mesma com relação à escolha profissional como Docente. Para isso o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistiu em uma pesquisa bibliográfica, onde o tema direcionou a pesquisa para artigos, revistas eletrônicas livros e cartilhas, onde se pesquisou o que é a monitoria e os seus benefícios. A monitoria é uma modalidade de metodologia de ensino que vai além do ganho intelectual por parte do monitor, é uma colaboração participativa de troca, onde ao mesmo tempo em que há aprendizado efetuado com a disciplina, há também a prática do monitor em lidar com a dinâmica da sala de aula, sendo supervisionado pelo professor. A monitoria também leva a reflexão do monitor sobre o seu futuro, como por exemplo, se a área academia fará parte da sua vida profissional.

 

Biografia do Autor

Gabriela Costa Moura, Centro Universitário Tiradentes

Psicologia , Psicanálise.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Moura, G. C., Rabelo, I. D. M., Rabelo, I. D. M., Santos, A. M. R., Santos, A. M. R., Cattaruzza, M. N., & Cattaruzza, M. N. (2017). MONITORIA EM PSICOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(3), 157. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3570

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Artigos