UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ESTIGMATIZAÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”: A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COMO PRODUTO DE SUA AUTONOMIA

Autores

  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Unit
  • Débora Cristina da Silva Alves Unit
  • Wagner Leite de Souza Unit
  • Jacyara Farias de Melo Unit
  • Andréa Adriana da Silva Unit
  • Neide Jordânya Gomes Costa Vasconselos Unit

Palavras-chave:

Estigma, Escola Pública, Psicologia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise sobre o processo de estigmatização decorrente do fracasso escolar. Com base em pesquisas bibliográficas, foi realizado um percurso histórico no qual a escola pública se fundamenta e sua cultura se estabelece, para que assim, possa-se promover um olhar macro na problemática que envolve o estigma impresso no dito “aluno-problema”. Realizou-se também análises das relações de poder no qual se sustenta o discurso hegemônico normativo confrontando assim uma perspectiva reducionista/simplista que visa depositar no aluno e/ou em sua família a culpabilização pelo “mau” rendimento ou evasão escolar, visto que este não se enquadra na lógica metodológica-padrão que é imposta dentro do contexto escolar. Dessa forma é exposto que tal método é em si mesmo engessante para com a singularidade do sujeito. Com isso, convidamos o psicólogo a uma reflexão dos processos históricos nos quais o problema se estabelece para que unindo forças possamos construir a ideia de um aluno enquanto ser autônomo dentro do processo que rege a aprendizagem.

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Peixoto, S. P. L., Alves, D. C. da S., Souza, W. L. de, Melo, J. F. de, Silva, A. A. da, & Vasconselos, N. J. G. C. (2016). UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ESTIGMATIZAÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”: A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COMO PRODUTO DE SUA AUTONOMIA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 119–132. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3036

Edição

Seção

Artigos