OS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS DA "QUESTÃO SOCIAL"

Autores

  • Cristiano Vieira Montenegro Universidade Federal do Rio de Janeiro e Faculdade Integrada Tiradentes.
  • Edva Emanuelle Gomes da Silva Faculdade Integrada Tiradentes (Fits)

Palavras-chave:

Capitalismo. Trabalhadores. "Questão social".

Resumo

Este artigo aborda os fundamentos econômicos, políticos e ideológicos que proporcionaram as condições sócio-históricas para a emergência e desenvolvimento da “questão social” a partir do modo de produção capitalista. O posicionamento teórico-metodológico assumido ao longo desse trabalho implica considerar a “questão social” como fenômeno histórico, estrutural, tipicamente capitalista, decorrente de contradições e antagonismos de classe, bem como da forma como essas se manifestam nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores. Objetiva-se, pois, analisar os fundamentos e determinações essenciais da “questão social” a partir dos fundamentos históricos, econômicos e políticos do modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Cristiano Vieira Montenegro, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Faculdade Integrada Tiradentes.

Bacharel e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente do Curso de Serviço Social e de Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), pesquisador do Grupo de Pesquisa “Produção e reprodução das relações sociais e questão social” da Fits, e orientador do Projeto de Pesquisa “Questão social: uma problematização crítica a partir de seus fundamentos históricos, teóricos e metodológicos”, do Programa de Iniciação Científica da Fits.

Edva Emanuelle Gomes da Silva, Faculdade Integrada Tiradentes (Fits)

Graduanda do Curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Produção e reprodução das relações sociais e questão social” da Fits, e do Projeto de Pesquisa “Questão social: uma problematização crítica a partir de seus fundamentos históricos, teóricos e metodológicos”, do Programa de Voluntariado em Iniciação Científica da Faculdade Integrada Tiradentes (PROVIC/Fits).

Referências

IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.

______; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2012.

MANDEL, Ernest. Iniciação a teoria econômica marxista. Lisboa, 1978.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. Volume II. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2011.

______. BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2011.

PASTORINI, Alejandra. A categoria “questão social” em debate. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Josiane Soares. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Montenegro, C. V., & da Silva, E. E. G. (2015). OS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS DA "QUESTÃO SOCIAL". Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(3), 13–24. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/1864

Edição

Seção

Artigos