OS FUNDAMENTOS DA OPRESSÃO SOBRE A MULHER E ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS REPRODUTIVOS DAS MULHERES

Autores

  • Albani Barros Faculdade Integrada Tiradentes
  • Bianca Gomes Alves Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Palavras-chave:

Assistente Social, direitos reprodutivos, opressão

Resumo

O artigo aqui presente tem por objetivo levantar a questão sobre os direitos reprodutivos das mulheres, de forma que se possa compreender que se trata de saúde pública, e não um crime ou imoralidade praticada por estas, e trazer como discussão a atuação do assistente social em prol da defesa de um tema extremamente polêmico que é carregado cotidianamente de preconceitos e valores morais pela sociedade. Apresentaremos um resgate histórico da construção da soberania masculina e a definição do masculino e feminino, de forma a mostrar a contribuição de complexos sociais para a retirada da autonomia da mulher sobre si própria e seu corpo. A criminalização do direito reprodutivo das mulheres é uma violação dos direitos humanos, e fere intensamente a autonomia das mesmas, principalmente em se tratando de um país que se autodenomina Estado Democrático-Laico.

Biografia do Autor

Albani Barros, Faculdade Integrada Tiradentes

Graduado em Comunicação Social pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas (1994). Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais pela FITS - Faculdade Integrada Tiradentes (2008). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2009) Doutorando em Serviço Social pela UFPE. Professor universitário da FITS, no curso de graduação em Serviço Social , de Psicologia na pós graduação em Gestão de Políticas Públicas. Professor do CESMAC - curso de Serviço Social. Estudos direcionados para os fundamentos da sociedade capitalista, relações de trabalho na contemporaneidade e a crise estrutural do capital. Orientador do MEC para o curso de especialização em "Formação Continuada para professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE". Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Crise Estrutural e Transformações no Mundo do Trabalho

Bianca Gomes Alves, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Graduanda em Serviço Social da Fits e aluna participante do Grupo de Pesquisa sobre Crise do Capital e as Transformações no Mundo do Trabalho.

Referências

ANDRADE, Mariana Alves de Andrade; MELO, Edivânia. Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

CAMURÇA, Silvia; GOUVEIA, Taciana. O que é Gênero. 4.ed. Recife: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, 2004. Disponível em: <http://nucleodireitoshumanoseinclusao.files.wordpress.com/2011/08/cartilha-_o_que_e_gc3a3c2aanero__4c3a2c2aa-edic3a3c2a7c3a2c2a6o_miolo1.pdf>. Acesso em: 13 maio 2013.

CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Brasília: CFESS, 2010.

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2009.

CRESS. Coletânea de Leis. Maceió: 2002.

CRESS. A Bíblia Sagrada. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2007.

CRESS. Código Penal Brasileiro. Brasília, 1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm>. Acesso em: 16 ago. 2013.

CRESS. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.

CRESS. Estatuto do Nascituro. CFMEA, 2012. Disponível em: <http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3687:estatuto-do-nascituro-alerta-vermelho-para-os-direitos-reprodutivos-das-mulheres&catid=218:artigos-e-textos&Itemid=152>. Acesso em: 30 jul. 2013.

CRESS. Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2013. CFEMEA, 2013. Disponível em: <http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4005:entenda-o-plc-32013-que-trata-do-atendimento-de-mulheres-vitimas-de-violencia-sexual-no-sus&catid=219:noticias-e-eventos&Itemid=154>. Acesso em: 30 jul. 2013.

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 2.ed. São Paulo: Escala, 2005.

FERREIRA, Kauara Rodrigues Dias. Conservadorismos Religiosos e Políticos como Ameaças aos Direitos Reprodutivos das Mulheres: Desafios para o Legislativo Brasileiro. Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, 2010.

GALLI, Maria Beatriz. O Impacto da Ilegalidade do Aborto na Saúde das Mulheres e nos Serviços de Saúde em Cinco Estados Brasileiros: Subsídios para o Debate Político. Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, 2010.

LESSA, Sérgio. Abaixo a Família Monogâmica. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Proletariado e Sujeito Revolucionário. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

MATOS, Maurílio Castro. A Descriminalização do Aborto em Portugal: Uma reflexão sobra a implementação da lei no serviço de nacional de saúde (2007-2010). Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, 2010.

SAFFIOTI, Heleith I. Gênero, Patriarcado e Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SAFFIOTI, Heleith I. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SCIAMARELLA, Ana Paula. Criminosas ou Vítimas? Documentação das Violações dos Direitos Humanos das Mulheres Criminalizadas. Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, 2010.

TEIXEIRA, Francisco. Marx no século XXI. São Paulo: Cortez, 2008.

TOLEDO, Cecília. Mulheres: O gênero nos une, a classe nos divide. São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2014-05-21

Como Citar

Barros, A., & Alves, B. G. (2014). OS FUNDAMENTOS DA OPRESSÃO SOBRE A MULHER E ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS REPRODUTIVOS DAS MULHERES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(1), 23–37. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/1317