Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Caderno de graduação- Ciências Humanas e Sociais - CGHS é um periódico científico que visa contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados ao ensino e a aprendizagem nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. A partir deste ambiente deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre professores, alunos e egressos do Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL, outras Instituições de Ensino Superior e demais pesquisadores da área, sobre as problemáticas que envolvam a prática ensino e aprendizagem e os resultados de pesquisas bibliográficas ou pesquisas aplicadas.
O periódico Caderno de Graduação integra o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, resultado da prospecção tecnológica realizada Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT e, visa à disseminação da produção científica brasileira na Web.
Os trabalhos publicados são concebidos por alunos dos cursos de graduação d o Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL e representa um espaço institucional para a publicação de trabalhos de excelência apresentados no formato de artigos científicos e outras modalidades de trabalhos acadêmicos, conforme orientação presente nas disciplinas d os diversos cursos de graduação e entre as diversas atividades de Pesquisa e Extensão .

Ex-alunos graduados pela UNIT/AL , desde que ainda na condição de serem apenas graduados, poderão submeter à publicação trabalhos originados de qualquer atividade desenvolvida até dois semestres letivos após a conclusão da graduação.
No caso de realização de trabalho que, individual ou coletivamente, envolva seres humanos (de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte deles, incluindo manejo de informações ou materiais) e/ou animais de experimentação, ao trabalho submetido à apreciação dos Conselheiros Editoriais deve ser anexada cópia do parecer emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIT-AL ), registrado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Pressupõe-se, portanto, que uma vez que o trabalho submetido à apreciação do Conselho Editorial, o parecer favorável do CEP deverá ter sido emitido antes da elaboração do trabalho.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia dos editores do Caderno de Graduação e, posteriormente, à avaliação por processo de peer review (revisão por pares) feita pelo menos por dois pareceristas um interno e ou externo. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos avaliadores, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final dos editores. Todo processo será feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos componentes do Conselho Editorial, que reconhecerá ou não o artigo como dentro do escopo da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...