DESCARTE DE PNEUS INSERVÍVEIS EM MACEIÓ/AL: Ameaças e Oportunidades ao Desenvolvimento Local

Autores

  • Adriano Marinheiro Pompeu Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL
  • João Victor de Holanda Porto Correia Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL
  • Lara Joanna Cardoso Nunes Ferreira Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL
  • Libel Pereira da Fonseca Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL
  • Nicole Maria da Silva Romeiro Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Palavras-chave:

Pneus Inservíveis, Meio Ambiente, Desenvolvimento Local.

Resumo

O crescimento das cidades, aliado a produção de bens de consumo ocasionaram consequentemente a crescente geração de lixo e produtos inservíveis, tal fato remete à necessidade de buscar alternativas de desenvolvimento local que minimizem ou adequem a destinação de passivos ambientais. Órgãos municipais, estaduais e federais, tem buscado instituir políticas a fim de estruturar o descarte e a destinação de produtos inservíveis, entretanto, por fatores que ultrapassam suas jurisdições, o descarte inapropriado de alguns produtos acaba sendo extremamente prejudicial ao desenvolvimento das cidades. Atualmente, um produto que tem cada vez mais ocupado espaço nas paisagens das cidades, devido ao descarte inadequado, é o pneu inservível, sendo este, encontrado com facilidade em Maceió/AL em terrenos, ruas, margens de rios, praias e até mesmo em pátios de empresas e casas. Neste sentido, é essencial analisar os motivos que ocasionam tais destinações inadequadas, para assim, compreender a eficiência dos processos de destinação propostos por órgãos regulamentadores. Este trabalho, fomentado por meio do Projeto de Iniciação Científica PROBIC UNIT/AL buscou por meio de um estudo de caso, analisar o descarte de pneus inservíveis em Maceió/AL, buscando constatar possíveis ameaças presenciadas ao meio ambiente, assim como, apresentar oportunidades sustentáveis à este passivo ambiental, com o intuito de contribuir com a sustentabilidade das cidades para o alcance de um Desenvolvimento Local Sustentável.

Biografia do Autor

Adriano Marinheiro Pompeu, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Pela Universidade UNIDERP, Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/MS. Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

João Victor de Holanda Porto Correia, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Graduando em de Engenharia de Produção e Bolsista PROBIC UNIT/AL de Iniciação Científica do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL.

Lara Joanna Cardoso Nunes Ferreira, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Graduanda em de Engenharia de Produção e Membro do Grupo de Pesquisa de Iniciação Científica do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL.

Libel Pereira da Fonseca, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Química, Professor e Coordenador de Curso do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL.

Nicole Maria da Silva Romeiro, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Graduanda em de Engenharia de Produção e Bolsista PROVIC UNIT/AL de Iniciação Científica do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Pompeu, A. M., Correia, J. V. de H. P., Ferreira, L. J. C. N., Fonseca, L. P. da, & Romeiro, N. M. da S. (2019). DESCARTE DE PNEUS INSERVÍVEIS EM MACEIÓ/AL: Ameaças e Oportunidades ao Desenvolvimento Local. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(3), 37. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/7001

Edição

Seção

Artigos