LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA - (Shape Memory Alloy – SMA)

Autores

  • Eronilton Medeiros da Silva Junior Centro Universitário Tiradentes
  • Bruno Henrique Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Dheiver Francisco Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Agnaldo Cardozo Filho Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Ligas com Memória de Forma. SMA. EMF. Habilidade. Aplicação.

Resumo

As ligas com memória de forma (Shape Memory Alloy – SMA) consistem em um grupo de materiais metálicos que possuem a habilidade de retornar a um formato ou tamanho previamente definido quando submetidas a um ciclo térmico adequado. O efeito de memória de forma (EMF) é uma propriedade única, característica de algumas ligas que passam pela reação martensítica. As ligas com memória de forma exibem memória que pode ser acionada por tensão ou por mudança de temperatura. Este artigo irá apresentar conceitos sobre tais ligas no que se refere ao seu comportamento de memória de forma bem como algumas de suas aplicações nos mais variados setores da ciência. PALAVRAS-CHAVE: Ligas com Memória de Forma. SMA. EMF. Habilidade. Aplicação.

Biografia do Autor

Eronilton Medeiros da Silva Junior, Centro Universitário Tiradentes

Engenharia Mecatrônica( Cursando) Centro Universitário Tiradentes

Bruno Henrique Santos, Centro Universitário Tiradentes

Trabalho Secretaria de Educação/ Alagoas Colégio Rui Barbosa Estudo Engenharia Mecatrônica (Cursando) Centro Universitário Tiradentes Vendas SENAC (Completo) Espanhol Aplicado ao Turismo SENAC (Completo)

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

da Silva Junior, E. M., Santos, B. H., Santos, D. F., & Filho, A. C. (2019). LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA - (Shape Memory Alloy – SMA). Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 263. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/6796

Edição

Seção

Artigos