Uso do microcontrolador ESP8266 para acionamento de diodo emissor de luz (LED), utilizando banco de dados do google (realtimebase database).

Autores

Palavras-chave:

Computação ubíqua. Internet das coisas. Protocolos. Microcontrolador. Banco de dados.

Resumo

O conceito de mobilidade da informação surgiu no início da década de 90, onde o cientista de computadores Mark Weiser demonstrou pela primeira vez às características da computação ubíqua em sua publicação à revista scientic american. Mas foi no final dos anos 90 que foi generalizada o conceito de internet das coisas (em inglês: Internet of Things, abreviadamente, IoT) e ampliação do desenvolvimento dos dispositivos, permitindo a conectividade entre dispositivos em escala. Este trabalho propôs uma arquitetura simplificada utilizando de dispositivos físicos de baixo custo e menor processamento que computadores comuns. Foi feito o uso de requisição de protocolos de dados HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para comunicação e transferência de texto, estabelecendo uma conexão via web ao banco de dados do google (firebase realtime database), transferindo dados entre dispositivos eletrônicos microcontrolado, enviando comando de controle. Foi apresentado também, a configuração e uso do microcontrolador NodeMCU ESP8266 como dispositivo principal para comunicação via web e elaboração de aplicativo mobile android para interface de comunicação com banco de dados em nuvem.

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

Filho, J. C. da S., Bento, M. V. S., & Santos, D. F. (2019). Uso do microcontrolador ESP8266 para acionamento de diodo emissor de luz (LED), utilizando banco de dados do google (realtimebase database). Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 185. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/6785

Edição

Seção

Artigos