APLICAÇÃO DE BIOMASSAS NO PROCESSO DE ADSORÇÃO NO TRATAMENTO DA ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLEO

Autores

  • Givanildo Santos da Silva Centro Universitário Tiradentes-Alagoas
  • Jaqueline Silva Albuquerque da Guia Centro Universitário Tiradentes-Alagoas
  • Pablo Santos Amaral Centro Universitário Tiradentes-Alagoas

Palavras-chave:

Água produzida, Biomassa, Biossorção

Resumo

O petróleo é formado pela decomposição de matérias orgânicas e minerais atacados por bactérias. Recoberta por sedimentos, enterrada no fundo dos mares e lagoas dos terrenos sedimentares, esta matéria, após um longo tempo, se transforma em hidrocarbonetos. Quando a geologia do terreno é favorável, o óleo fica preso entre camadas de rochas impermeáveis, e assim se formam as jazidas de petróleo e gás natural. Nas jazidas a camada de petróleo é coberta por uma camada de gás e flutua sobre outra de água salgada. Durante a extração do petróleo do poço, associado ao óleo e ao gás, é comum extração de água. Chamada de água de formação, quando ainda está dentro do reservatório e de água produzida, já em superfície. A água produzida é considerada um agente causador de grandes impactos ambientais e às operações de produção de petróleo. Devido ao volume e a complexidade da água de produção de petróleo, o seu tratamento é um grande problema para as indústrias petrolíferas. A utilização de biomassas como biossorvente de baixo custo foi uma opção para a remoção de óleo presente na água produzida de petróleo. Deste modo torna-se uma opção alternativa e respeita o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Givanildo Santos da Silva, Centro Universitário Tiradentes-Alagoas

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Concluiu Mestrado na Universidade Federal de Alagoas, no Instituto de Química e Biotecnologia. Concluiu Doutorado na mesma Instituição Superior de Ensino, com área de concentração Físico-Química e sub-área Cristalografia Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química. Professor da Faculdade Integrada tiradentes nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo.

Jaqueline Silva Albuquerque da Guia, Centro Universitário Tiradentes-Alagoas

Graduada em Engenharia Química e Coordenadora do curso de Engenharia de Petróleo do centro Universitário Tiradentes

Pablo Santos Amaral, Centro Universitário Tiradentes-Alagoas

Estudante de graduação em Engenharia de Petróleo

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

da Silva, G. S., da Guia, J. S. A., & Amaral, P. S. (2019). APLICAÇÃO DE BIOMASSAS NO PROCESSO DE ADSORÇÃO NO TRATAMENTO DA ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLEO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 131. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/6761

Edição

Seção

Artigos