ANÁLISE QUÍMICA DA QUALIDADE DA ÁGUA DA PRAIA DE JATIÚCA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-ALAGOAS.

Autores

  • Givanildo Santos da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Alice Ferreira Leite De Almeida UNIT-AL
  • Geovana Adalva dos Santos Rodrigues UNIT-AL
  • Maria Vanessa da Silva Vital UNIT-AL

Palavras-chave:

Análise de qualidade. Alcalinidade. Água.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados referentes a análise de qualidade da água da Praia de Jatiúca, Maceió, Alagoas─ mais precisamente em frente ao Corredor Cultural Vera Arruda, próximo a uma língua negra (9º38’S e 35º41’O de acordo com o Google Earth). Foram usados parâmetros de avaliação específicos, como a alcalinidade, que consiste na habilidade, inerente à água, de neutralizar ácidos, determinando assim as substâncias prejudiciais presentes na água da praia. Para tal feito, foi realizada a titulação de neutralização ácido/base na água, requerendo boas técnicas por parte dos alunos. De início, concluiu-se que a água da região não possui os níveis aceitáveis de acordo com a Conama.

Biografia do Autor

Givanildo Santos da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Concluiu Mestrado na Universidade Federal de Alagoas, no Instituto de Química e Biotecnologia. Concluiu Doutorado na mesma Instituição Superior de Ensino, com área de concentração Físico-Química e sub-área Cristalografia Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química. Professor da Faculdade Integrada tiradentes nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo.

Alice Ferreira Leite De Almeida, UNIT-AL

Acadêmica de Engenharia Ambiental no Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Geovana Adalva dos Santos Rodrigues, UNIT-AL

Acadêmica de Engenharia Ambiental no Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Maria Vanessa da Silva Vital, UNIT-AL

Acadêmica de Engenharia Ambiental no Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Downloads

Publicado

2017-01-04

Como Citar

da Silva, G. S., De Almeida, A. F. L., Rodrigues, G. A. dos S., & Vital, M. V. da S. (2017). ANÁLISE QUÍMICA DA QUALIDADE DA ÁGUA DA PRAIA DE JATIÚCA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-ALAGOAS. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 3(3), 55. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/3495

Edição

Seção

Artigos