A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DA SAÚDE NO TRATAMENTO À PESSOA COM DOENÇA FALCIFORME EM ALAGOAS

José Rodrigues Rocha, Sidney José dos Santos, Darcilene de Araújo Mesquita

Resumo


 

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de campo acerca da atuação do psicólogo da saúde no tratamento à pessoa com doença falciforme (DF) no estado de Alagoas. Trata-se de uma doença genética, hereditária e crônica, na qual a pessoa pode apresentar inúmeras complicações biológicas, psicológicas e sociais. Considerando que a linha de cuidado deve-se seguir um viés multidisciplinar, os objetivos foram formulados a fim de descrever, identificar, verificar e caracterizar dados que nos apontem como de fato é realizada a atuação do psicólogo da saúde junto à pessoa com DF em Alagoas. Caracteriza-se como um estudo descritivo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com psicólogos que atuam no hemocentro do estado de Alagoas e pessoas com DF a partir dos 11 anos de idade assistidas pela mesma instituição. O estudo possibilitou uma aproximação maior com a intensa e complexa problemática que envolve a atuação do psicólogo junto a essa pessoa. Através dos resultados obtidos concluiu-se que a expansão dessa área de atuação e o crescente número de pessoas com DF em Alagoas apontam para a necessidade de trabalhar o aprimoramento científico da prática do psicólogo da saúde com a DF.


Palavras-chave


Doença Falciforme. Atuação do Psicólogo da Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


APHAL, Associação de Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas, 2008.

BAPTISTA, M. N., DIAS, R. R. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010.

BIAGI TD e SEBASTIANI RW. A atuação do Psicólogo Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva : Adultos. In: Alapza: Asociación Latiniameriacana de la Psicología de la Salud: Boletín Latino Americano de Psicología de La Salud. Disponível em: Acessado em 20/dez/2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de condutas básicas na doença falciforme. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2002. 50 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de condutas básicas na doença falciforme. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006. 56 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Saúde Bucal na Doença Falciforme Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007. 76 p. – (Serie A. Normas e Manuais Técnicos)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de eventos agudos em doença falciforme. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 50 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

CASTRO, E. K. de. BORNHOLDT, E. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicologia: ciência e profissão. v.24 n.3 Brasília set. 2004. Disponível em: Acesso em:17 de março de 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MALTA, Deborah Carvalho et. al. Perspectivas da regulação na saúde suplementar diante dos modelos assistenciais. Ciênc. saúde coletiva. 2004, vol.9, n.2, pp. 433-444. Disponívelem: Acesso em:11 de março de 2011.

MARTINS, L.M.; FRANÇA, A.P.D. ; KIMURA, M. Qualidade de vida de pessoas com doença crônica. Rev Latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, V. 4, n. 3, p. 5-18, dezembro de 1996.

MATARAZZO, J. D. Behavioral Health and Behavioral Medicine. American Psychologist, 35, p.807-817. 1980.

PAIVA, S.D. Aluno Falciforme: O paradoxo da inclusão escolar “conhecer para melhor atender”. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Belém – 2007.

PERÁCIO, C. Qualidade de vida relacionada à saúde de cuidadores de crianças e adolescentes com doença falciforme. 91f. 2008. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Medicina. Universidade Federal de Uberlândia, 2008.

PITALUGA, W. V. Avaliação da qualidade de vida de portadores de anemia falciforme. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Goiás. Goiânia – 2006

TONETTO, Aline Maria ; GOMES, W. B. (2007). Competências e habilidades necessárias à prática psicológica hospitalar. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 59, 27-39.