A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA

Autores

  • Maria Fátima Pereira dos Santos FITS-Faculdade Integrada Tiradentes
  • Amandy Machado de Magalhães Peixoto Faculdade Integrada Tiradentes – Fits
  • Darnise Barros Silva Faculdade Integrada Tiradentes – Fits
  • Jarede do Nascimento Silva Faculdade Integrada Tiradentes – Fits

Palavras-chave:

Contexto Sociocultural. Desenvolvimento Psicomotor. Cegueira Congênita.

Resumo

  O presente artigo buscou estudar a influência do contexto sociocultural no núcleo familiar, no processo de desenvolvimento psicomotor em crianças com cegueira congênita. Fundamentado na teoria sócio-histórica de Vigostski, que enfatiza a importância do meio social de maneira significante para o desenvolvimento psicomotor das crianças, e em especial nas crianças com cegueira congênita, com faixa etária de 0-5anos. Sendo a visão um dos responsáveis pela captação dos estímulos provindos do meio exterior, sua ausência suprime dessas crianças a principal porta de entrada para o seu desenvolvimento, fazendo com que elas necessitem de uma estimulação multissensorial, que através da mediação, passa a aguçar o desenvolvimento dos sentidos remanescentes intactos. Utilizou-se o método de revisão bibliográfica, tendo como fonte de pesquisa, livros, artigos científicos e bases eletrônicas de dados. Foram selecionados alguns relatos e estudos de caso que evidenciam a relação direta entre a estimulação provinda do meio social e o desenvolvimento psicomotor das crianças com cegueira congênita, os quais foram importantes para a conclusão deste artigo.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Fátima Pereira dos Santos, FITS-Faculdade Integrada Tiradentes

Curso de Psicologia

Amandy Machado de Magalhães Peixoto, Faculdade Integrada Tiradentes – Fits

Curso de Psicologia

Darnise Barros Silva, Faculdade Integrada Tiradentes – Fits

Curso de Psicologia

Jarede do Nascimento Silva, Faculdade Integrada Tiradentes – Fits

Curso de Psicologia

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Publicado

2013-11-21

Como Citar

Pereira dos Santos, M. F., de Magalhães Peixoto, A. M., Silva, D. B., & Silva, J. do N. (2013). A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 1(3), 19–34. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/826

Edição

Seção

Artigos