O fazer do psicólogo na saúde

Autores

  • Dalnei Minuzzi Delevati Faculdade Integrada Tiradentes
  • Ana Rita Bandeira de Souza

Palavras-chave:

Psicologia da Saúde, modelo biopsicossocial, fazer do psicólogo da saúde.

Resumo

Este trabalho objetivou destacar alguns aspectos relevantes para o conhecimento e compreensão do fazer do psicólogo na saúde. A psicologia da saúde tem sua origem na década de 50 no trabalho realizado em hospitais. A priori o fazer psicológico pautava-se no modelo biomédico, enraizado numa visão cartesiana que priorizava o tratamento de patologias, sendo que a pessoa não era vista na sua totalidade. Posteriormente o fazer do psicólogo da saúde volta-se a uma atuação mais totalizante do ser humano, considerando além dos aspectos fisiológicos, também os aspectos psicológicos, sociais, culturais, espirituais, o que passa a ser chamar modelo biopsicossocial no entendimento do processo saúde/doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Alba et al. A Formação em Psicologia da Saúde. Cientefico. Ano IV. V.I, Salvador, janeiro-junho, 2004 Disponível em : <http://www.fag.edu.br>, acesso em 07/09/12.

ANGERAMI-CAMON, Valdemar. O Ressignificado da Prática Clínica e suas Implicações na Realidade da Saúde. In_______________Psicologia da Saúde. Um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Cengage Learning, 2009. Cap. 01.

GRUBITS, Sonia; GUIMARÃES, Liliana A.M e FREIRE, Heloisa B.G. Psicologia da Saúde: conceitos e evolução do campo. In: GRUBITS, Sonia, GUIMARÃES, L.A.M (organizadoras). Psicologia da Saúde. Especificidades e diálogo interdisciplinar. 1 ed.São Paulo: Vetor, 2007.

MARTINS, Dinorah Gioia, ROCHA JÚNIOR, Armando. Psicologia da saúde e o novo paradigma: novo paradigma? 2001. Disponível em: Revista Psicologia - Teoria e Prática. Disponível em <http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/ptp/article/view/1098/810>. acesso em 01/09/12.

SERQUEIRA-SILVA, Simone; DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. As contribuições da ciência do desenvolvimento para a psicologia da saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em <http://www.scielo.org/scielo.php>. Acesso em 01/09/12.

STRAUB, Richard O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

Delevati, D. M., & Souza, A. R. B. de. (2013). O fazer do psicólogo na saúde. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 1(2), 79–87. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/620

Edição

Seção

Artigos