AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DO SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Alberto César ataide magalhães Centro Universitário Tiradentes AL - Maceió

Palavras-chave:

Fisioterapia, Ergonomia, Estresse Ocupacional

Resumo

Introdução:As condições ergonômicas do ambiente de trabalho podem ocasionar alterações na saúde do trabalhador e, consequentemente, no funcionamento da empresa, sendo fundamental a utilização de uma avaliação ergonômica enfatizando a prevenção e a constatação precoce de doenças ocupacionais. Objetivo: Avaliar aspectos ergonômicos do setor técnico administrativo de uma Instituição de Ensino Superior. Métodos: Trata- se de um estudo transversal e observacional, realizado no setor técnico administrativo de uma instituição de ensino superior, sendo aplicado um questionário modificado de auto avaliação da saúde e um questionário de avaliação de estresse ocupacional. Resultados:Constatou-se que existe a predominância de colaboradores do sexo feminino, que não praticam atividade física, na função de assistente administrativo onde prevaleceu nos aspectos ocupacionais que atividade exercida é um pouco desgastante tanto física quanto psicológica. Em relação a Síndrome de Burnout verificou-se a fase inicial da síndrome com significância nesses colaboradores, porém foi visto um bom estado de saúde geral e satisfação dos mesmos no ambiente de trabalho. Conclusão: O conhecimento do perfil da saúde do trabalhador, como também, a identificação precoce de alterações físicas e psicológicas dos colaboradores é relevante para possibilitar uma intervenção especializada, podendo preservar a qualidade de vida e o desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto César ataide magalhães, Centro Universitário Tiradentes AL - Maceió

Avaliação ergonômica do setor técnico administrativo de uma instituição de ensino superior

Referências

ASSUNÇÃO, A. A. et al . Abordar o trabalho para compreender e transformar as condições de adoecimento na categoria dos teleatendentes no Brasil. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo , v. 31, n. 114, p. 47-62, dez. 2006.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. MBI - MaslachBurnoutInventory e suas adaptações para o Brasil. In Anais da 32ª Reunião Anual de Psicologia, Rio de Janeiro, 84-85, 2001.

BIANCHI, L.R.O.; SIMÕES, J. Prevalência da Síndrome de burnout e qualidade do sono em trabalhadores técnicos de enfermagem. Rev. Saúde e Pesquisa. Vol.9 N.3 Ano.2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilâncias em Saúde. Boletim Epidemiológico. Brasília, DF, v. 48, n. 18, 2017.

FERNANDES, R.C.S. et.al., Avaliação dos Aspectos Ergonômicos de FoodTrucks localizado no Município de São Paulo. Rev. da universidade vale rio verde, três corações. Vol.15 N.1 Ano 2017.

FERREIRA, L. L. Sobre a Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 40 (131): 8-11, 2015.

FERREIRA, V.M.V. SHIMANO, S. G. N.; FONSECA, M. C. R.Fisioterapia na avaliação e prevenção de riscos ergonômicos em trabalhadores de um setor financeiro. Revista Fisioterapia e pesquisa. Vol.16 N.3. Ano. 2009.

GUILAM, M.C.R.; COSTA, M.A.S; FILHA, M.M.T. Estresse Ocupacional e Auto Avaliação de Saúde entre profissionais de enfermagem. Rev. Latino-Am.EnfermagemVol.21 N.2. Ano.2013.

HÕFELMANN, D.A. Auto-avaliação de saúde entre trabalhadores de uma indústria de Joinville, Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, UFSC, Florianópolis, 2006.

FILHO, J. M.; LIMA, F. P. A.. Análise Ergonômica do Trabalho no Brasil: transferência tecnológica bem-sucedida?. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo, v. 40, n. 131, p. 12-17, jun. 2015.

JBEILI, C. Burnout em professores. Questionário. 2008. Disponível em: www.chafic.com.br.

LEITE, N. et.al., Estilo de vida e Prática de atividade física em colaboradores paranaenses. Rev. Brasileira de qualidade de vida. Vol.1 N.1 Ano.2009.

LUCCA, S.R.; FERREIRA, N.N.Síndrome de burnout em Técnicos de enfermagem de um hospital público do Estado de São Paulo REV. BRAS. EPIDEMIOL. Vol.18 N.1 Ano.2015.

MIYAMOTO, S.T. et. al. Fisioterapia preventiva atuando na ergonomia e no estresse no trabalho Revista Fisioterapia Universidade São Paulo Vol.6 N.1 Ano.1999.

MOSER, A. D. L.; KERBIG, R. O Conceito de saúde e seus desdobramentos nas várias formas de atenção à saúde do trabalhador. Revista Fisioterapia em movimento. Vol.19 N.4 Ano.2006.

TORRES, R.C. et.al., Ocorrência da Síndrome de Burnout em enfermeiros das Unidades de Saúde da Família no município de São Sebastião do Paraíso - MG. Rev. de Iniciação Científica da Libertas. Vol.2 N.1 Ano.2012.

TRELHA, et al. Análise de posturas e movimentos de operadores de checkout de supermercado. Rev. Fisioterapia em movimento, Curitiba, v.20, n.1, p.45-52, jan/mar. 2007.

VERSA, G.L.G.S. et.al., Estresse Ocupacional: Avaliação dos Enfermeiros Intensivistas que atuam no período noturno. Rev. Gaúcha Enferm. Porto alegre (RS) Vol.33 N.2 Ano.2012.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

ataide magalhães, A. C. (2018). AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DO SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO PRELIMINAR. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 117. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/5785

Edição

Seção

Artigos