VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS E SENSAÇÕES SUBJETIVAS DE DISCENTES, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - AL, SUBMETIDOS A UMA ÚNICA SESSÃO DE WATSU

Autores

  • Alice Sá Carneiro Ribeiro Faculdade Integrada Tiradentes
  • Clara Regina Batista Hora
  • Leidiane da Silva Santos
  • Maria Isabel da Silva Lima
  • Tânia Mayla Resende de Gusmão

Palavras-chave:

Watsu, percepção, sensações

Resumo

Introdução: Watsu tem efeitos ampliados dentro da água aquecida, visto que a associação de calor e flutuação permite diminuir tensões físicas/ emocionais. Objetivo: Verificar a atuação da imersão e de uma única sessão de Watsu nos parâmetros fisiológicos, no nível da dor, assim como, no relato verbal das sensações percebidas. Metodologia: Participaram 36 discentes do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL). Avaliaram-se as variações da: percepção de dor, frequência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA). Além das respostas obtidas pelo questionário adaptado. Resultados: Houve diminuição do nível de dor. Não houve diferença da PA entre os momentos antes e após a sessão de Watsu, mesmo havendo diminuição em percentual do valor absoluto após o término da sessão. Não houve variação significativa entre a FC de “antes” e “depois” da sessão; mas os respectivos valores absolutos foram menores que o momento "repouso inicial". A sensação de relaxamento foi a mais referida. Conclusão: O Watsu auxiliou na diminuição da percepção de dor, juntamente, à sensação de relaxamento. Parece que as variações observadas nas variáveis fisiológicas foram mais influenciadas pela temperatura da água do que, diretamente, pela sessão de Watsu. Apesar de que esta pode interferir de maneira indireta, considerando o estado de relaxamento referenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Sá Carneiro Ribeiro, Faculdade Integrada Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Especialização  em Fisioterapia Neurofuncional na Saúde da Criança e do Adolescente (2009) e Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase nas áreas de estimulação precoce de bebês pré-termo com atraso no desenvolvimento neurosensoriomotor.

Referências

ACCACIO, L.M.P., RAMOS, C.S., AMBROSIO, L. Efeitos fisiológicos da imersão em água aquecida. In: Fisioterapia Aquática. Manole. 1ª edição. Capítulo 2, págs 15-22, 2007.

ACOSTA, A.M.C. Comparação da utilização das técnicas watsu e relaxamento aquático em flutuação assistida nos sintomas de ansiedade, depressão e percepção da dor. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. 2010.

BOOKSPAN, J. Efeitos fisiológicos da imersão em repouso. In: Reabilitação Aquática. Manole. 1ª edição. Capitulo 2, pags 29-38, 2000.

CUNHA, M.G., CARVALHO, E.V., CAROMANO, F. A. Efeitos da sessão única de Watsu. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.10, n.1, 2010 p.103-109.

DIAS, K. S. G. et al. Melhora da qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos tratados com hidroterapia. Fisioterapia Brasil, 2003.

DULL H. Freeing the Body in Water. Middle-town, Calif: Harbin Springs Publishing; 1993.

DULL, H. Exercícios para o corpo na água, 1ª ed. São Paulo: Summus 2001.

FREITAS JÚNIOR, G. A cura pela água - Hidrocinesioterapia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.

GIMENES, R. O.; SANTOS, E. C.; SILVA, T. J. P. V. Watsu no tratamento da fibromialgia: estudo piloto. Revista Brasileira de Reumatologia. v.46, n.1, p.75-76, 2006

KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2005.

SMITH, J. C. ABC Relaxation theory ñ an evidence based approach. J CognitPsychother., v. 14, n. 2, p. 209-211, 2000.

SOUZA, V.P.; COSTA, J.R.R. Anestesia e neurologia: Hipotermia: Evidências científicas. In: Medicina Perioperatória. Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro. Capítulo 62, p. 539-559, 2006.

WABA BRASIL. Apostila do curso de Watsu I. 2003.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Ribeiro, A. S. C., Hora, C. R. B., Santos, L. da S., Lima, M. I. da S., & Gusmão, T. M. R. de. (2017). VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS E SENSAÇÕES SUBJETIVAS DE DISCENTES, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - AL, SUBMETIDOS A UMA ÚNICA SESSÃO DE WATSU. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 4(1), 31. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/3557

Edição

Seção

Artigos