HACKEANDO A APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES NA NEUROCIÊNCIA

Autores

  • Johseph Paballo Gomes de Souza
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli

Palavras-chave:

Hackear. Aprendizagem. Atividade Sináptica. Neuromodulação.

Resumo

Atualmente, o termo hacker refere-se às pessoas que não se contentam com o simples uso de uma ferramenta, querem ir além, explorando, construindo, e buscando entender como funciona aquilo com que estão trabalhando. Uma vertente dessa cultura é o Biohacking, que defende o emprego de recursos tecnológicos para aprimorar as capacidades humanas e alterar a forma como interagimos com o ambiente ao nosso redor. O objetivo deste trabalho é utilizar o método hacker para apresentar o processo de aprendizagem e propor meios de aprimorá-lo, modifica-lo, ou “hackeá-lo”.  Para isso serão apresentadas técnicas e instrumentos que poderiam ser empregadas para realizar a modulação de processos neuronais e funções cognitivas relacionados a aprendizagem. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática realizada a partir de livros e artigos indexados nas bases de dados Scielo, PLOS, Pubmed e Science, nos idiomas português e inglês. No qual buscou-se selecionar artigos que apresentassem relevância e ineditismo nos resultados obtidos. As técnicas encontradas que podem ser utilizadas para “hackear” (alterar) os processo relacionados a aprendizagem podem ser divididas em dois grupos: Análise e neuromodulação. Dentre as técnicas de análise encontradas estão Imagem de Ressonância Magnética Funcional (IRMf), Magnetoencefalografia (MEG), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET, do inglês Positron Emission Tomography) e Eletroencefalografia (EEG). Dentre as técnicas de neuromodulação encontradas estão Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), “Estimulação elétrica por meio de eletrodos invasivos”, Transcranial sonication of focused ultrasound (FUS). Por fim, ressalta-se as dificuldades encontradas nas aplicações, sejam os sinais “artefatos” nos métodos de análise, ou a baixa especificidade das técnicas de neuromodulação, que acabam por dificultar a implementação de estratégias mais promissoras dentro da neurociência. Contudo, essas limitações estão muitas vezes deixadas de lado simplesmente pelo uso de uma metodologia diferenciada. A utilização de estratégias mais engenhosas como um jogo de perguntas e um sistema de respostas baseado em Led’s, tem aberto novas portas para a implementação de outros tipos de abordagens.

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

de Souza, J. P. G., & Fermoseli, A. F. de O. (2016). HACKEANDO A APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES NA NEUROCIÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 191–208. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/3038

Edição

Seção

Artigos