ANQUILOGLOSSIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Larissa de Sá Rodovalho Ferreira Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Juliana Bandeira Nascimento Rosalvo Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Lizandra Marina Sercundes de Abreu Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Maria Clara Freire Veras Lacerda Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Mayara Fernanda Barbosa da Costa e Silva Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Edlene Lima Ribeiro Bióloga; Doutora em Ciências Biológicas; Docente do curso de Odontologia da Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Resumo

A anquiloglossia é uma anomalia rara, onde o freio lingual se insere o mais próximo da ponta da língua, dificultando a amamentação dos bebês, mastigação, deglutição e fonação nos indivíduos que a possui. Um dos fatores para a causa dessa anomaliaé o hereditário, de origem autossômica dominante, relacionado ao cromossomo X. Apesar de existir vários tipos de anquiloglossia, a mais comum é a parcial, em que um frênulo lingual não fundido completamente, é tratado através da frenotomia. Segundo pesquisas, mães que usam cocaína possuem mais chances de ter filhos com essa patologia, tendo, por consequência, a qualidade de vida do portador prejudicada. O presente estudo tem o objetivo de relacionar as malformações da língua, dando ênfase a anquiloglossia, caracterizar a área afetada e relatar sobre os possíveis tratamentos para essa patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Ferreira, L. de S. R., Rosalvo, J. B. N., Abreu, L. M. S. de, Lacerda, M. C. F. V., Silva, M. F. B. da C. e, & Ribeiro, E. L. (2018). ANQUILOGLOSSIA: REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(3), 93. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5986

Edição

Seção

Artigos